Estudantes do técnico integrado fazem visita técnica no Baixo Madeira

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h41 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h41 | Acessos: 31119

Calama no Baixo Madeira 5O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, proporcionou visita técnica ao Distrito de Calama: “Vivenciando a Realidade e Cultura na Amazônia Distrito de Calama, Baixo Madeira, Rondônia, Brasil”. A ação foi no início do mês de setembro, quando alunos do terceiro ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio participaram da viagem em embarcação por um rio amazônico.

O objetivo foi desenvolver atividades de jogos da cultura brasileira, vivenciar aulas interdisciplinares sobre a história da ocupação do Rio Madeira, discutir a situação de produção de lixo nas comunidades ribeirinhas e debater os impactos dos empreendimentos hidrelétricos de Jirau e Santo Antônio na região.

O estudante Thiago Tomé de Souza compartilhou suas primeiras impressões da viagem, destacando a empolgação e a familiaridade com a experiência de viajar de barco pelo Rio Madeira. Ele descreveu dias de diversão, dança, comida caseira, e momentos de interação com os colegas enquanto admiravam a paisagem deslumbrante que se desenrolava diante de seus olhos até chegarem a Calama.

No segundo dia da visita, os alunos se envolveram em um projeto com as crianças da comunidade, permitindo-lhes conhecer de perto a realidade daquelas crianças e adolescentes. Thiago enfatizou que as adversidades enfrentadas por essas crianças são maiores, com histórias de estudantes que precisam percorrer longas distâncias para chegar à escola. Ele destacou o comprometimento e a resiliência dessas crianças diante das dificuldades que enfrentam.

Ítalo Eduardo Maciel Tenório também compartilhou sua experiência durante a visita técnica. Ele descreveu suas primeiras ansiedades antes de embarcar e como elas foram dissipadas ao longo da viagem. Ítalo contou sobre a chegada em Calama, onde as crianças da comunidade já esperavam ansiosamente a equipe. A programação incluiu atividades corporais e interações com as crianças, proporcionando uma visão mais próxima da realidade local. Durante a visita, a equipe enfrentou desafios, como uma trilha na mata e um encontro inesperado com um touro, mas perseverou para aproveitar a beleza natural do Rio Maici, que marca a divisa entre os estados do Amazonas e Rondônia. Ítalo enfatizou a beleza da paisagem e a experiência única de tomar banho no rio.

No retorno, o grupo enfrentou uma chuva repentina e trilhas escorregadias, mas todos chegaram em segurança ao barco. Alguns colegas passaram mal devido à longa caminhada, mas foram prontamente assistidos no hospital local. Essa visita técnica não apenas proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciar a cultura local e compreender os desafios enfrentados pelas comunidades ribeirinhas, como também fortaleceu os laços de amizade e solidariedade entre eles. “Foi uma jornada enriquecedora que deixou uma marca duradoura em todos os envolvidos, destacando a importância da educação, da preservação ambiental e do respeito às comunidades tradicionais da Amazônia. A viagem foi um verdadeiro mergulho na riqueza cultural e na natureza exuberante dessa região única do Brasil”, relataram os estudantes.

• Calama_no_Baixo_Madeira_1
  • Calama_no_Baixo_Madeira_2