Clube de Astronomia do Campus Calama prevê mais quatro observações celestes em 2023

Publicado: Terça, 08 de Agosto de 2023, 15h32 | Última atualização em Terça, 08 de Agosto de 2023, 15h33 | Acessos: 30207

Observação celeste 4

Ao falar sobre a realização da última etapa de observação celeste realizada na noite de sexta-feira passada, 28 de julho, o professor Fernando Dall’Igna se disse satisfeito com a repercussão do evento, que reuniu mais de 300 pessoas para acompanhar a atividade no Campus Porto Velho Calama, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

O professor comentou sobre o interesse e a atenção da população em observar os astros, que registrou, inclusive, a presença de pessoas que vieram de outros municípios para acompanhar a observação. Nos eventos são dispostos cerca de quatro telescópios em pontos estratégicos para a observação dos fenômenos.

Criado há cerca de dois anos, o Clube de Astronomia tem por finalidade os estudos de fenômenos celestes e astronômicos. É formado por professores e estudantes do Campus Calama. Eles participam do Grupo de Astronomia e Cosmologia Astro/IFRO.

Segundo Dall’Igna, haverá ainda neste ano mais quatro atividades de observação, como a da super-lua no dia 30 de agosto, quando a lua vai alcançar o perigeu – o ponto mais próximo de sua órbita – que está a cerca de 380 mil quilômetros de distância. No final do mês de outubro, de acordo com horários que encaixem com os horários de observação, será possível identificar os planetas Saturno e Júpiter. E ainda no dia 14 de outubro, os participantes do Grupo Astro/IFRO se prepararão para verificar o eclipse anular do sol, entre 15 e 16 horas.

Para essa última observação, Fernando explica que é necessário o telescópio solar com uma câmera ligada nele e a projeção num telão, porque seriam necessários óculos especiais para observação individual.

Iniciado ainda em 2017 com um encontro informal de astrônomos amadores, o professor Hualam Patrício reuniu cerca de 300 pessoas que posteriormente formaram subgrupos em Porto Velho. O Astro/IFRO foi formado há dois anos, quando ele retornou do doutorado. Além dele, participam os professores Fernando Dall’Igna e Mauro Guilherme Ferreira Bezerra, coordenador do Curso de Física, e os alunos Gabriel Marcos Rodrigues Barbosa, Solange do Nascimento, Edney Agostinho de Castro e Pedro Henrique, que auxiliam na organização dos eventos e a operar os telescópios.

Planetário

A implantação de um Planetário fixo no Campus Calama vai facilitar a disseminação de conhecimentos sobre Astronomia. De acordo com o professor Fernando, já foi formada a comissão para a elaboração dos projetos de engenharia e sua implantação vai contar com recursos de emenda parlamentar na ordem de R$1 milhão de reais. Há uma expectativa de prazo de 180 dias para lançamento da licitação do projeto.

• Observação_celeste
  • Observação_celeste_1