9 estudantes do Calama estão na 2ª fase da Olímpiada Brasileira de Informática

Publicado: Terça, 01 de Agosto de 2023, 16h06 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 16h06 | Acessos: 29025

Turma OlimpíadaNove alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, estão classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). No próximo dia 15 de agosto haverá a aplicação da prova da segunda fase da competição. Os classificados do Calama são alunos do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Organizada da mesma maneira que outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia, segundo o site oficial da Olimpíada Brasileira de Informática, o “objetivo da OBI é despertar e incentivar os alunos no interesse na ciência da computação, através de uma atividade realizada anualmente que reúne desafios, pensamentos lógicos, engenhosidade e uma saudável dose de competição”.

A Professora de Informática Camila Carolina Salgueiro Serrão, que coordena a aplicação da prova neste ano no Campus Calama, em conjunto com outros professores colaboradores, disse que inicialmente foi feito um projeto para preparar os alunos para a OBI, explicar como funciona a competição, além de divulgar a Olimpíada e estimular a participação.

A primeira fase da OBI foi realizada no dia 19 de junho. Segundo a docente, podem participar alunos de quaisquer cursos do ensino médio e dos primeiros anos da graduação. “Fico feliz com a participação deles porque a competição é a comprovação do trabalho que eles realizam em sala de aula, como resultado do aprendizado”, opina.

No grupo de alunos competidores, Douglas Arthur da Silva Bento diz que há certo reconhecimento em passar para a segunda fase da competição: “É como vencer um desafio”, resume.

Aluno do 2º ano de Informática matutino, Erick Batista dos Santos, foi classificado para a etapa estadual da OBI. Ele diz que a experiência foi muito gratificante em participar dessa etapa pelo segundo ano consecutivo. “Foi uma superação, porque no ano passado eu não consegui passar para a segunda fase. Esse ano passar foi muito legal e eu espero agora ir para a etapa nacional”, declarou.

Os demais estudantes que seguem na Olimpíada são: Mario Yuri Mota Lara, Thiago Macedo Mendes, Cauã Henrique Feitosa de Souza, Sarha Sthefanny Araripe Silva, Guilherme Albuquerque da Silva, Celso Hector Silva Sales e Caio de Lima Campana. Os alunos que forem bem sucedidos na prova do dia 15, participarão da fase nacional, a ser realizada ainda no segundo semestre deste ano.

• Turma_Olimpíada
  • Turma_Olimpíada_2