Projeto Mais Rondônia de eficiência energética é apresentado na Federação das Indústrias

Publicado: Segunda, 15 de Mai de 2023, 11h38 | Última atualização em Segunda, 15 de Mai de 2023, 11h38 | Acessos: 46656

Calama Apresentação projeto Rede M ais RondôniaA equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) que integra o Projeto de Eficiência Energética denominado ‘Mais Rondônia’ participou da apresentação da fase piloto do projeto para a diretoria e assessoria técnica da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em reunião realizada na presidência da Federação das Indústrias de Rondônia (FIERO), na semana passada. O Projeto, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RO), é desenvolvido em parceria com o IFRO e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC).

Durante a apresentação, o projeto foi detalhado pela equipe da área de STI do Senai-RO, coordenada pelo Gerente José Rafael Lopes. Contemplado pela ABDI no edital digital.br, o projeto propõe a utilização de tecnologias de medição e monitoramento inteligente do consumo de energia elétrica e vai atender inicialmente a 60 micro, pequenas e médias empresas da capital, que receberão um medidor inteligente de energia, com a capacidade de coletar, armazenar, acessar e usar dados que poderão ser analisados para a tomada de decisões.

O presidente Igor Calvet, da ABDI disse que a intenção da Agência é de estender projetos para a Região Norte, proporcionando a transformação digital das empresas por meio da difusão de novas tecnologias e aumento da produtividade. Segundo ele, o edital teve foco em duas regiões do País – Norte e Nordeste – e aqui foi escolhido Rondônia, com um investimento na ordem de R$300 mil reais.

Consolidada essa primeira etapa, Calvet afirma a possibilidade de expansão do projeto para mais 120 empresas localizadas nas demais cidades do estado. Essas empresas, o dirigente explica, têm gasto estimado em 40% de seu custo total em energia elétrica. “Se nós conseguirmos digitalizar e melhorar sua eficiência energética e sua gestão, estaremos dando um ganho de produtividade para essas empresas, ao mesmo tempo em que estaremos dando maior competitividade a elas”, afirma.

Calvet também destaca a importância de desenvolver o projeto com instituições locais. “Estamos passando nossa expertise para essas instituições locais, que desenvolvem suas parcerias e, além do atendimento, a tecnologia digital para essas empresas também está sendo desenvolvida aqui por alunos do IFRO. Estamos contribuindo não só para a melhoria das empresas como para o desenvolvimento de softwares aqui no próprio local”, define.

O presidente da FIERO, Marcelo Tomé, agradeceu a presença da equipe da ABDI, elogiando a parceria que impulsiona o desenvolvimento da indústria rondoniense. Presente na ocasião, o secretário adjunto da SEDEC, Avenilson Trindade, disse que avalia a parceria entre os entes como extremamente positiva para que se possa promover e estimular a modernização da indústria rondoniense por meio desse projeto de eficiência energética e transformação digital. “Temos certeza que pela forma que está estruturado o projeto e pelo know-how dos parceiros que o piloto será um sucesso e vamos poder fazer a escala para os demais municípios do estado”.

A equipe do IFRO que desenvolve o Software (medidor inteligente do consumo elétrico) do Projeto Mais Rondônia, é formada pelos acadêmicos do Grupo de Pesquisa em Soluções Tecnológicas (Gotec/IFRO), sob a orientação dos Professores Kaio Alexandre da Silva e Márcio Miranda, também esteve presente na reunião. Na ocasião os coordenadores detalharam informações técnicas sobre a dinâmica de utilização do software. Eles também acompanharam a comitiva que visitou duas empresas que serão beneficiárias do programa, como também a sede do IFRO Porto Velho Calama. Antes, porém, foi assinado um acordo de cooperação entre a ABDI e a FIERO para desenvolvimento de novas atividades entre as organizações.

• Calama_-_Apresentação_projeto_Rede_M_ais_Rondônia
  • Calama_-_Assinatura_Termo_de_Cooperação_Fiero_e_ABDI