Projeto para análise orientada a objetos do Campus Calama é apresentado em evento técnico-científico em Santa Catarina

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 13h45 | Última atualização em Sexta, 28 de Abril de 2023, 13h48 | Acessos: 63385

Daniela apresenta projetoO trabalho intitulado “O emprego de elementos locais em material didático lúdico para ensino de Análise Orientada a Objetos” foi apresentado pela Professora de Informática Daniela Tissuya Silva Toda, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, no evento Computer on the Beach 2023. O encontro ocorreu no final do mês de março em Florianópolis (SC).

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico anual promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e reúne profissionais e acadêmicos da área da computação. De acordo com a Daniela, o trabalho apresentado é fruto do projeto de ensino “Almanaque didático”, que recebeu aporte financeiro com taxa de bancada e bolsa para discentes por meio do Edital 3/PROEN/2019.

O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um Almanaque Didático em formato de história em quadrinhos para aproximar os alunos do curso técnico em informática e dos semestres iniciais da graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas à Análise Orientada a Objetos. O trabalho ofereceu, de forma lúdica, exemplos de aplicação e explicação dos principais conceitos da área.

A equipe do projeto foi composta pelas professoras Daniela Tissuya Silva Toda (orientadora) e Camila Carolina Salgueiro Serrão (co-orientadora); e pelas acadêmicas Iasmin de Magalhães, Sofia de Paula Reis e Débora Cristina Castro de Sousa, do Curso Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; e Mikael Nadson da Silva Asfury, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio.

Conforme a docente, o trabalho foi muito elogiado pelos ouvintes, entre eles professores e alunos que possuem experiência semelhante na dificuldade de introduzir e compreender Análise Orientada a Objetos (AOO). Agora, as professoras estão trabalhando em um novo volume que deverá ser lançado no final do ano, dando continuidade ao material didático lúdico.

Nesta nova equipe estão, além de Daniela e Camila, os discentes do Curso Técnico em Informática, Alexandre Adryan Fernandes Rodrigues, Danielly Vitória Ferreira da Costa e Thalita Gonçalves da Costa. A professora Camila Serrão disse que está muito feliz com a recepção do volume e ansiosa pela conclusão do segundo.

O resultado do projeto pode ser acessado por toda a comunidade acadêmica em: https://biblioteca.ifro.edu.br/html/file.php?folder=material&file=almanaque_didatico-as_formigas_cortadeiras.pdf e, em breve, o trabalho apresentado em Santa Catarina será publicado nos anais do evento.

• 04formigas
  • 05rascunho_1