Professores e alunos participam de palestras e Ato pela Paz no Campus Calama

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 17h16 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 17h33 | Acessos: 58479

Ato pela Paz

Na tarde de quinta-feira, 20, o Campus Porto Velho Calama do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou um Ato pela Paz nas escadarias de entrada do prédio da unidade, para alertar docentes e discentes sobre a necessidade de cultivar a Paz nas escolas.

O evento foi promovido para discutir, dialogar e empreender esforços para promover uma formação integral, a compreensão dos Direitos Humanos, o respeito às diferenças e o combate a qualquer tipo de violência – discriminação, discurso de ódio ou misoginia, sendo imperativa a defesa de uma Cultura de Paz.

A ação faz parte das atividades promovidas pelo Grupo de Trabalho de prevenção à violência e de promoção da cultura de Paz no IFRO organizado pela Reitoria, com a participação de todas as unidades.

Antes do ato, porém, houve uma palestra no auditório do campus sobre “Crimes Cibernéticos e Redes Sociais”, que foi proferida pela professora Larissa de Alencar (transmitida pelo Canal do IFRO no Youtube). A palestrante é doutora em Ciências Políticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) e Professora de Direito Digital em Escolas das Magistraturas. É também palestrante e pesquisadora na área de Direito Digital.

Após a realização da palestra, alunos e professores participaram do Ato pela Paz nas escadarias do Campus Calama, quando soltaram balões simbolizando o evento.

Ainda como parte das ações pedagógicas com o intuito de auxiliar no combate à violência e ao bullying, mediar conflitos, fortalecer o respeito ao próximo e propor reflexões sobre fake news, convivência com a diversidade e combate aos discursos de ódio, foi promovida na segunda-feira, 24, a oficina e palestra “Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa”, coordenada pelo Mestrando David Mourão Lopes, servidor do Tribunal de Justiça de Rondônia. Na ocasião participaram professores, servidores e dirigentes de núcleos e departamentos do Campus Calama.

• Ato_pela_Paz
  • Palestra1