Projeto do Campus Calama prepara alunos para participarem da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2023, 14h11 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2023, 14h12 | Acessos: 40754

Arte OBI page 0001O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, está com projeto que prepara estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).  Realizado nacionalmente, o evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação em três fases – local, estadual e nacional. A competição está dividida em três níveis: nível 1, até o primeiro ano do ensino médio; nível 2, até o terceiro ano do ensino médio e nível sênior (antigo universitário).

O objetivo da Olimpíada é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, a ciência da computação) por meio de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma dose saudável de competição. A programação da OBI deste ano se dá nas três fases, com o seguinte cronograma: a fase 1/local, que ocorrerá de 1 a 3/6; a fase 2/estadual, que ocorrerá em 15/8; e a fase 3/nacional, a ser realizada em 30 de setembro de 2023.

Para estimular os alunos à participação, a Professora de Informática do Campus Calama, Camila Carolina Salgueiro Serrão, elaborou o projeto ‘Treinamento para a Olimpíada Brasileira de Informática’, com a finalidade de selecionar os estudantes; produzir material de apoio; promover nivelamento e treinamento básico em linguagem de programação; desenvolvimento de programas; treinamento de raciocínio lógico matemático e aplicação de provas.

Com o projeto, a docente espera promover momentos de aprendizagem para preparar os estudantes para resolver problemas reais por meio da programação e do raciocínio lógico matemático, além de promover a aprendizagem entre os pares através da discussão das atividades entre discentes de diferentes turmas e períodos. Paulo Gabriel Vieira Alves, estudante do 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, está auxiliando na divulgação do projeto. Mesmo nunca tendo participado da Olimpíada, ele diz que vai se preparar este ano para conhecer e tentar realizar uma boa competição.

Os alunos interessados em participar poderão fazer as inscrições até o próximo dia 31 de maio, no link: https://qrco.de/inscriçãoOBI2023