Jogos Internos promovem integração de discentes no Campus Calama

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2023, 18h46 | Última atualização em Sexta, 21 de Abril de 2023, 10h46 | Acessos: 39660

prof Arte jogos esquentaO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Calama, realiza a última entrevista do Esquenta JICs. A abertura dos XI Jogos Internos será feita nesta quinta-feira, 20 de abril, a partir das 19 horas. Já as partidas serão realizadas no período de 24 a 28 de abril, na quadra poliesportiva do campus, com oito modalidades de jogos, sendo: futsal, basquetebol, vôlei, vôlei de areia, handebol, atletismo, xadrez e tênis de mesa.

A integração dos novos alunos é o mais importante durante os Jogos, destaca Juarez Alves das Neves Júnior. Primeiro Professor de Educação Física do Campus Calama, tendo chegado em 2010, ele conta que participou dos primeiros projetos pedagógicos e da criação das primeiras turmas dos jogos internos no IFRO. Lembrando das parcerias que foram feitas porque ainda não havia quadras para realizar as competições, diz que “com a colaboração de professores de outras disciplinas e dos servidores em geral, participamos dos primeiros regulamentos e premiações. Foi, para mim, uma experiência muito gratificante ter começado e nunca faltar. Ter os jogos internos foi gratificante demais, como também a participação em massa dos alunos e a empolgação que eles têm hoje por participar desses jogos, as rivalidades saudáveis que eles têm e eu tenho o prazer de ser um dos idealizadores dessa atividade, de fazer com que eles possam participar e que realmente eles possam confraternizar e se congraçarem internamente nas suas turmas, nos seus cursos e com todo o campus”, destaca.

O Professor Juarez Alves tem graduação em Educação Física, mestrado em Administração e doutorado também em Educação Física. “Minha profissão, eu amo. Educação Física é o que mais eu gosto de fazer, é uma das áreas que eu mais gosto e me dedico ao máximo aos meus alunos, à prática da Educação Física mesmo e a tudo que eles possam fazer e experimentar pela prática, pelo exercício mesmo, tentando trazer a eles a cultura do movimento físico, para que eles possam realmente levar essa prática para a vida adulta deles”.

Outro destaque que faz é sobre a temática dos povos indígenas para esta edição dos JICs, em que afirma ser muito bem vinda. “A gente procura sempre um tema para que ele seja também incorporado ao congraçamento entre as turmas, e trabalhar algo mais, que seja cultural, esportivo, de nível intelectual para eles, porque isso agrega. A atenção que eles têm pelos jogos remonta e traz mais vivacidade à capacidade intelectual deles, porque eles pesquisam, buscam, fazem os uniformes correlatos com o tema, com as suas bandeiras”, diz.

Estarão sendo homenageadas 24 etnias indígenas durante os JICs, que serão representadas pelas equipes em que estão divididas as 24 turmas de Edificações, Informática, Eletrotécnica e Química do Calama. “É uma homenagem justíssima, pois estamos falando de Região Amazônica. Existem índios no Brasil inteiro, mas aqui na Região Amazônica e na Região Norte nós temos mais ainda a presença dos indígenas e das etnias. Então essa homenagem, de repente, ela até demorou para acontecer”, reflete.

“Na realidade, o que eu acho mais importante é a participação de todos. Logicamente os segundos e terceiros anos, eles tendem a participar mais porque eles já vivenciaram no primeiro ano. O que eu mais gosto é quando a gente consegue mobilizar o pessoal de primeiro ano, que acabou de chegar na escola e nunca participou dos Jogos Internos, não tem uma vivência prática da atividade física, do próprio exercício físico, muitas vezes da escola que ele veio era uma Educação Física que não era suficiente ou era deficitária. O que eu destaco é a dificuldade que a gente tem de colocar os meninos dos primeiros anos para participar. Quando a gente trabalha com eles dentro das aulas de Educação Física, a gente consegue ir chamando. De qualquer forma, quanto mais a gente consegue juntar e trazer os meninos enquanto turma, para fazer parte do IFRO, para eles entenderem e participarem. Isso é o que vale”, destaca.

• Professor-Juarez-e-o-time-de-basquete
  • Professor_Juarez_e_os_campeões_de_2019