Projeto “Quebrando Muros” é realizado pelo IFRO e Unir em Ariquemes

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 16h57 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 17h12 | Acessos: 237

Campus Ariquemes ação de extensão 3

No dia 02 de dezembro, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Ariquemes, em colaboração com a Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus Ariquemes, realizou, através do projeto de extensão 'Quebrando Muros: formação humana emancipatória', um curso de Informática voltado para as comunidades acadêmica e externa.

O evento foi uma expressão concreta do projeto de extensão 'Quebrando Muros' da UNIR, uma iniciativa alinhada ao Edital nº 7/2022-PROCEA/UNIR e de atividades de curricularização da extensão desenvolvidas pelo IFRO, que visam a fomentar uma formação humana emancipatória, contando com a participação de alunos do IFRO Campus Ariquemes, que foram instrutores.

Refletindo o compromisso das instituições educacionais com a inclusão e o desenvolvimento comunitário, foram ofertadas 45 vagas para o programa educacional, que se desdobrou das 8h às 17h30, nas dependências da Unir - Campus Ariquemes.

O currículo abrangeu tópicos essenciais da informática, como gerenciamento de arquivos e pastas, uso de planilhas eletrônicas, navegação segura na internet, formatação de textos, e conscientização sobre segurança digital, enfocando a proteção contra phishing e práticas de senhas seguras. Além disso, temas transversais foram incorporados, promovendo um intercâmbio enriquecedor de conhecimentos entre os alunos instrutores do IFRO.

“Este curso não apenas enriqueceu o currículo do IFRO, mas também representou um passo significativo na nossa missão de 'quebrar muros', estendendo a educação para além das fronteiras tradicionais e contribuindo para uma formação humana mais abrangente e emancipatória”, disse o Coordenador do Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, professor Claudinei de Oliveira.

• Campus_Ariquemes_-_ação_de_extensão_1
  • Campus_Ariquemes_-_ação_de_extensão_2