Associação Kanindé doa livros para a Biblioteca do Campus Ariquemes

Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 16h48 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 16h49 | Acessos: 16220

Ariquemes DoaçãoBiblioteca 1A Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, recebeu doação feita pela “Kanindé – Associação de Defesa Etnoambiental”, em resultado da parceria estabelecida com o Projeto de Extensão “Cine IFRO – Brasil: das diversidades às desigualdades”.

O Cine IFRO é um projeto que tem por objetivo promover o debate sobre as desigualdades sociais através da ferramenta audiovisual; a dinâmica do projeto consiste em sessões de cinema compostas pela exibição de um filme seguida pela composição de uma mesa de debate sobre a temática trabalhada pela obra cinematográfica em questão. As sessões são abertas a estudantes e servidores do IFRO, e também à sociedade civil em geral.

Foram 5 sessões ao longo de 2023 e a 6ª e última sessão do ano será no dia 1º de dezembro de 2023, discutindo a luta antirracista no Brasil. O filme a ser exibido será o “Rio, Negro”, da produtora Quiprocó Filmes. Ele discute, dentre outras questões, o racismo institucional na sociedade brasileira e nos debates em torno da transferência da capital do Rio de Janeiro para o Centro-Oeste.

Na sessão do dia 21/9, a temática foi a questão indígena no Brasil, enquadrada desde um ponto de vista de Rondônia. Nesse sentido, a sessão exibiu o filme “O território”, que documenta a luta dos Uru-Eu-Aw-Aw pela preservação de seu território contra projetos de colonização e desmatamento. O documentário produz o retrato de um processo em curso desde que o Brasil começa a afirmar-se como estado-nação, o que, historicamente, sempre foi uma ameaça para as diversas etnias e povos (Nambikwara, Suruí, Karitiana, Cinta Larga, entre outros) que habitavam a região há milhares de anos antes do desembarque das etnias europeias (portugueses, espanhóis e franceses).

A mesa de debate que ocorreu após a exibição do filme foi mediada pelo Professor de Sociologia, Daniel Soares, e contou com a participação de Neidinha Suruí, indigenista e liderança ambientalista que coordena a Kanindé; Undi Uru-Eu-Aw-Aw e Cain Uru-Eu-Aw-Aw, que participaram da feitura do filme; e Gabriel Uchida, um dos produtores do filme.

Como fruto do evento e da parceria, Neidinha doou alguns livros produzidos pela Kanindé para a Biblioteca do IFRO Campus Ariquemes. No dia 8/10, os livros foram entregues à instituição e protocolados. Na avaliação do Professor Daniel, a parceria contribui para novas ações do projeto de extensão, que tem se mostrado uma iniciativa relevante dentro do campus.

• Ariquemes-DoaçãoBiblioteca_1
  • Ariquemes-DoaçãoBiblioteca_2