Egressos compartilham suas conquistas com o Campus Ariquemes

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2023, 16h11 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2023, 16h12 | Acessos: 17390

Ariquemes Egresso 4O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, tem recebido boas notícias de seus ex-alunos quanto à inserção no mundo do trabalho. Formados pela instituição, eles mostram as contribuições do IFRO na formação profissional e desenvolvimento social.

Conforme a Chefe do Departamento de Extensão (Depex/IFRO/Ariquemes), Agna Souza, a “formação de cidadãos aptos para atuarem no mundo do trabalho tem sido um desafio constante da educação. E nós do Instituto Federal de Rondônia temos conseguido isso com muita maestria. Vale ressaltar que as conquistas dos nossos egressos apontam que estamos no caminho certo, o qual prepara indivíduos, não somente para o pleno desenvolvimento de sua carreira profissional, mas, para a vida!”.

Uma das histórias que chegou até a unidade é a de Gabriel Bruneto Costa, que agora é servidor concursado no Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA). “Estudei e fui residente no IFRO Campus Ariquemes entre os anos 2019-2021. Queria dizer que os anos que eu estudei o Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio no IFRO foram fundamentais para a minha profissão de hoje, e vai muito além apenas do diploma profissional. Para além de todo o conhecimento adquirido durante os três anos de curso, essa experiência me capacitou para a vida, e o lugar onde eu cheguei, minhas conquistas pessoais e profissionais são graças a esse ensino”.

O ex-aluno ainda afirma que “hoje eu estou em um emprego com um plano de carreira muito bom e muito feliz com essa oportunidade. Se eu pudesse dar um conselho aos novos estudantes seria para não perderem o foco e nem desanimarem, todos os esforços de vocês hoje o transformarão em ótimos e estáveis profissionais no futuro”. O Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio é ofertado na modalidade presencial, no turno diurno em período integral. A carga horária é de 3.792 horas, e o processo seletivo realizado anualmente possui 80 vagas ofertadas por ano, em que podem concorrer no processo seletivo candidatos que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental.

A mãe de Gabriel, a senhora Márcia Costa, fala sobre a conquista: “gostaria de expressar minha mais profunda gratidão a esta instituição notável que desempenhou um papel tão significativo na jornada de meu filho, Gabriel Bruneto Costa. Hoje, enquanto Gabriel toma posse em um concurso estadual, não posso deixar de refletir sobre a incrível contribuição do IFRO em sua formação e sucesso. O IFRO não é apenas uma escola; é uma fonte de inspiração, educação de qualidade e apoio excepcional. Por meio de sua dedicação incansável, vocês forneceram a Gabriel e a tantos outros jovens a oportunidade de adquirir conhecimento e desenvolver habilidades que os capacitam para um futuro brilhante”. Ela, que também é mãe da estudante do Curso Técnico em Alimentos do campus, Luisa Bruneto Costa, avalia que a qualidade do ensino, o compromisso com o aprendizado e o ambiente acolhedor que o IFRO proporciona são inestimáveis.

“Gabriel não apenas se formou em Técnico em Agropecuária aqui, mas também encontrou orientação e motivação para perseguir seus objetivos. Sua posse em um concurso público é uma prova tangível do impacto transformador dessa instituição. Em nome da nossa família e de todos os pais e alunos que tiveram a honra de passar por estas portas, gostaria de agradecer do fundo do coração. Vocês moldam o futuro de nossos filhos e, por extensão, contribuíram para o crescimento e prosperidade de nossa comunidade e estado. O IFRO é mais do que uma instituição de ensino; é um farol de esperança e oportunidade. Muito obrigado por seu compromisso, dedicação e apoio incansável. Agradecemos ao IFRO por seu papel fundamental em moldar o futuro brilhante de jovens como Gabriel e por ser um farol de educação e excelência em nossa comunidade. Gratidão eterna”, finaliza Márcia Costa.

• Ariquemes-Egresso_1
  • Ariquemes-Egresso_2