Campus Ariquemes organiza Semana de Educação para a Vida

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 13h57 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 13h57 | Acessos: 87835

Campus Ariquemes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou a Semana de Educação para a Vida no dia 05 de setembro de 2023, nos períodos vespertino e noturno. Foram envolvidos na programação os estudantes dos Cursos Técnicos em Agropecuária, Informática, Alimentos, além dos acadêmicos de Ciências Biológicas, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Agronomia, mais os servidores técnico-administrativos e docentes.

Durante a Semana de Educação para a Vida ocorreram palestras, quizzes e outras dinâmicas. Segundo            explica Maria Ângela Justino Maschio, do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne/IFRO/Ariquemes) essa é uma ação institucionalizada. “A Semana de Educação Para a Vida é um importante evento realizado na instituição, pois abrange vários temas como, conscientização, valorização da vida e respeito à diversidade. Resultando em alunos mais conscientes e empáticos para conviver em sociedade”, pontua.

Para a Vice-Coordenadora do Napne, Marina Santana dos Santos, “esta semana transcendeu a categoria de evento. Foi uma janela de oportunidade para crescimento pessoal e reflexão. Nossos alunos tiveram a oportunidade de expandir seus horizontes além das paredes da sala de aula. Abordamos temas de extrema relevância, como inclusão, diversidade e desenvolvimento pessoal e social”.

O objetivo da Semana da Educação para a Vida foi discutir e trabalhar materiais que não constam obrigatoriamente no currículo como temas transversais. Tratou-se de uma atividade do calendário escolar anual, coordenada pelo Napne e Direção de Ensino do IFRO Ariquemes em parceria com psicólogas do município. Dentre os principais temas abordados, estavam a inclusão de pessoas com deficiência, como lidar com ansiedade e depressão, entre outros.

“Além das palestras, as atividades contemplaram também a tenda sensitiva, futebol às cegas e muita diversão. Acreditamos sinceramente que a educação não se restringe aos limites dos livros didáticos. Foi por isso que a Semana da Educação para a Vida assumiu um papel tão vital em nosso calendário acadêmico. Ela representou um momento valioso para aprender, evoluir, compartilhar experiências e fortalecer os laços que nos unem”, completou Marina.

Já Bruna Angélica Borges mostra que “quando falamos em educar para a vida também estamos falando do desenvolvimento de habilidades socioemocionais, isto é, o desenvolvimento de uma série de capacidades para lidar com as emoções, se relacionar com outras pessoas, estabelecer relacionamentos positivos, resolver conflitos de modo mais centrado e gerenciar metas de vida. Tudo isso abrange o autoconhecimento, a empatia, a resiliência, o espírito colaborativo e contribui com a interação e o convívio dentro e fora da nossa instituição”.

Ainda sobre a organização da atividade, Maria Ângela Justino Machio afirma que “foi com muito empenho e dedicação que a equipe do Napne organizou esse momento para celebrar a importância da escola na formação de cidadãos conscientes que reconheçam a importância da qualidade de vida e da inclusão de todas as diversidades para o processo de aprendizagem. Educar para a vida é uma jornada de conhecimento contínuo, que não se limita às atividades de hoje, mas se potencializa a partir das reflexões que momentos como esse nos proporciona”.