Alunos do Campus Ariquemes avançam para a terceira fase da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 16h32 | Última atualização em Sexta, 01 de Setembro de 2023, 16h37 | Acessos: 85460

Ariquemes OBI3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, promoveu a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Informática. A prova, realizada no dia 15 de agosto, foi organizada pelo Professor Luciano Topolniak, contou com a participação dos alunos do Curso Técnico em Informática aprovados na primeira fase da OBI.

O evento contou ainda com a colaboração dos professores Etnã de Oliveira Lima e João Malfatti na aplicação das provas nos laboratórios de informática. Nesta edição da Olimpíada, os alunos do Campus Ariquemes conquistaram ótimos resultados, com 8 classificados para a terceira fase da OBI 2023. A terceira fase da prova está agendada para o dia 30/09 e será aplicada em local ainda a ser designado pela comissão nacional.

Dos 153 alunos ingressantes na primeira fase, destacaram-se 8 alunos, que ainda seguem na competição, sendo eles:  Matheus Costa Lustosa Carvalho – 1B, Larissa de Oliveira Mendes – 1A, Kaio Brito Alves – 1A, Júlio César Sabaini Carvalho – 1A, Eduardo de Souza Alves – 1A, Felipe Marcondes Corcini Rodrigues – 1B, Iago Maldonado Aguiar Oliveira – 2A e Hudson Gomes Machado– 2A.

Segundo o Professor Luciano Topolniak, mostrando-se entusiasmado com os resultados, o recente sucesso dos estudantes do Campus Ariquemes na etapa avançada da Olimpíada Brasileira de Informática demonstra mais do que mera aptidão técnica: reflete a dedicação, a qualidade do ensino e o compromisso de instituições focadas no crescimento pleno de seus alunos.

Para o docente a competição é como uma janela que destaca a relevância da programação competitiva. “Os alunos, com sua impressionante capacidade de resolver tarefas de programação desafiadoras, provaram o valor do treinamento e da prática”. Ele ainda ressalta que “essa experiência não só impulsionou suas habilidades técnicas, mas também ofereceu um espaço para aprender e superar desafios. Continuaremos a nos dedicar para que eles alcancem ainda mais conquistas no futuro”.

Extensão

A Escola Cora Coralina também faz parte do projeto “Programação Competitiva”, que tem por objetivo ampliar o conhecimento dos estudantes em resolução de exercícios lógicos e fomentar o interesse por desafios técnicos. A iniciativa beneficiou mais de 100 alunos do 9º ano e do ensino médio da instituição.

Idealizadores do projeto, Andrey Alencar Quadros e Luciano Topolniak destacam que o “Programação Competitiva – Treinando no caminho, aprendendo para a vida” está sendo um marco só alcançado graças ao apoio incondicional da Escola Cora Coralina e do Campus Ariquemes, o que tem sido fundamental para a preparação dos alunos para a Olimpíada. “O compromisso e o esforço dos estudantes são louváveis. Eles mostraram uma sede de aprendizado e um desejo contínuo de superação”, dizem os professores.

Os idealizadores do projeto expressam ainda a gratidão pelo empenho e colaboração do time da Escola Cora Coralina: a Diretora Rosineide Magalhães Ribeiro Moraes, a Coordenadora Pedagógica Edaiane Sana de Freitas e os Professores Adenildo Dias, Eliser Quimas, Marinês Vieira Matos, Israel Leite e Haline Alice Eder Coimbra. “Todos fundamentais na aplicação das provas e no sucesso da iniciativa”, finalizam Andrey e Luciano.

• Ariquemes-OBI1
  • Ariquemes-OBI10