Alunos do Campus Ariquemes se destacam na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática

Publicado: Sexta, 11 de Agosto de 2023, 20h29 | Última atualização em Sexta, 11 de Agosto de 2023, 20h29 | Acessos: 114512

Campus Ariquemes Participantes OBI 11

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, promoveu a primeira etapa da Olimpíada Brasileira de Informática. A prova, realizada no dia 01 de junho, foi organizada pelos professores Luciano Topolniak e Andrey Alencar Quadros e contou com grande participação dos alunos do Curso Técnico em Informática.

O evento contou ainda com a colaboração dos professores Etnã de Oliveira Lima, Jean Carlo Wai Keung Ma, Osvino Schmidt e Vagner Schoaba na aplicação das provas nos laboratórios de informática.

Nesta edição da Olimpíada, os alunos do Campus Ariquemes conquistaram bons resultados, com classificações em diversos níveis, incluindo iniciação, programação nível 1 e nível 2. A segunda fase da prova está agendada para o dia 15/08 e será aplicada nas instalações do campus. Dos 153 alunos participantes, 17 alunos da modalidade programação nível I e 19 alunos da modalidade programação nível II passaram para a segunda fase.

“O êxito dos alunos do Campus Ariquemes na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Informática reflete não apenas suas habilidades individuais, mas também a qualidade do ensino e do ambiente educacional proporcionado por instituições comprometidas com a formação integral de seus estudantes”, destacou o professor Luciano Topolniak.

Segundo Topolniak, a competição revelou-se uma vitrine para a importância dos projetos de programação competitiva, uma vez que os alunos demonstraram habilidade na resolução de desafios complexos de programação. “O evento não apenas estimulou o desenvolvimento técnico, mas também proporcionou um ambiente de aprendizado desafiador e enriquecedor”, comentou.

A Olimpíada Brasileira de Informática desempenha um papel importante no cenário educacional, ao fomentar a criatividade, o raciocínio lógico e a capacidade analítica dos estudantes. Com um foco específico na área de informática e programação, a competição visa à preparação dos alunos para enfrentar os desafios tecnológicos atuais. “A alta adesão na participação dos alunos demonstra um impacto positivo do projeto "Programação Competitiva". No Campus Ariquemes a prova foi aplicada para um total de 153 alunos do Curso do Ensino Médio Técnico em Informática”, informou o professor Andrey Alencar Quadros.

Extensão

O projeto "Programação Competitiva" foi estendido para a Escola Cora Coralina, beneficiando mais de 100 alunos do nono ano e do Ensino Médio, ampliando assim o alcance do conhecimento em resolução de exercícios envolvendo lógica e estimulando o interesse por desafios técnicos.

Dos 115 alunos do Cora Coralina, 32 farão a prova na segunda fase da competição na modalidade iniciação nível II, dos quais, caso façam uma boa prova, 15% irão para a terceira fase.OBI Escola Cora 6

Conforme Luciano Topolniak, a conquista não teria sido possível sem o apoio fundamental da Escola Cora Coralina e do Campus Ariquemes, que forneceram as bases necessárias para a preparação e realização dos alunos nesta olimpíada. “A dedicação e o empenho demonstrados pelos estudantes também merecem reconhecimento, com ênfase no comprometimento, a busca pelo aprimoramento pessoal”, reforçou o docente.

Os idealizadores do projeto agradecem também o empenho e colaboração dos servidores da Escola Cora Coralinha, a saber, a Diretora Rosineide Magalhães Ribeiro Moraes, Coordenadora Pedagógica Edaiane Sana de Freitas por aderirem à ideia e apoiarem o projeto, bem como, agradecem aos professores Adenildo Dias, Eliser Quimas, Marinês Vieira Matos e Israel Leite por atuarem na aplicação das provas.

• Campus_Ariquemes_-_Participantes_OBI_1
  • Campus_Ariquemes_-_Participantes_OBI_10