Curso Operador de Drones possui 40 vagas ofertadas no Campus Ariquemes em parceria com Projeto Cidades Inteligentes

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2023, 09h08 | Última atualização em Segunda, 03 de Julho de 2023, 08h21 | Acessos: 158035

Campus Ariquemes Curso Drone Cidades Inteligentes 2 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, torna pública a seleção de candidatos para a oferta de Curso de Formação Continuada (FIC), na modalidade híbrida: Operador de Drones. A ação é realizada em parceria com o Projeto Cidades Inteligentes (Procint/IFRO). O período de inscrição para as 40 vagas ofertadas encerra às 18 horas do dia 3 de julho de 2023. A inscrição ocorre de forma exclusivamente on-line, pelo endereço eletrônico: https://shorturl.at/dhmxX. A forma de seleção é por ordem de inscrição.

Serão destinadas até 16 vagas para estudantes dos cursos do próprio Campus Ariquemes, sendo 8 vagas para gênero feminino e 8 vagas para masculino; serão destinadas até 4 vagas para egressos dos cursos Técnicos do Campus Ariquemes, sendo necessário o envio de documentos; serão destinadas até 5 vagas para Professores do Campus Ariquemes; serão destinadas até 5 vagas para servidores TAEs do Campus Ariquemes; serão destinadas até 10 vagas para público em geral. E as vagas não completadas serão disponibilizadas em chamada pública.

Os cursos ofertados são totalmente gratuitos e não possuem taxa de inscrição. Para obter o certificado ao final do curso, de 40 horas aulas, é necessário alcançar no mínimo 75% de frequência por meio da participação e da realização das atividades, e média igual ou superior a 60% serão certificados ao final do curso.

Entre os requisitos para inscrição estão o de ser maior de 18 anos; possuir um e-mail válido; estar logado em uma conta Google; fazer upload dos documentos listados abaixo e anexar no sistema de inscrição: RG (ou documento oficial com foto), CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade. Os documentos devem ser escaneados frente e verso, legíveis e enviados apenas em formato PDF.

A previsão de início do curso Operador de Drones é para 10/7/2023, na sede do Campus Ariquemes. Os horários que ocorrerão a formação é no período da manhã via Ead: dia 10 a 12/7 (das 8 às 12 horas); tarde presencial dos dia 10 a 14/7 (das 13h30 às 17h30); e manhã presencial nos dias 13 e 14/7 (das 8 às 12 horas).

Para ler o Edital 37/2023/ARI-CGAB/IFRO completo, clique aqui.

Sobre o curso

O curso será ministrado pelo ex-aluno do IFRO, Emanoel Gomes Javoski de Oliveira, gerente geral do Drone Ariquemes e aluno da área de Engenharia Mecatrônica. Experiente com aeronaves não-tripuláveis, Emanuel Oliveira foi instrutor de Drone para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) dos estados de Rondônia e do Acre, para a Polícia Militar de Ariquemes e de outras cidades da região de Ariquemes.

Um curso de Veículo Aéreo Não Tripulado é uma oportunidade única para aqueles que buscam aprender sobre essa tecnologia emergente. Durante o curso, os alunos aprendem sobre a legislação e regulamentação aplicáveis ao uso de VANTs, incluindo as restrições de voos em áreas urbanas e a necessidade de obter autorizações e licenças para voos comerciais.

A Ementa do curso abordará dentre os conteúdos: Histórico dos VANTs no mundo e no Brasil; Conceitos Básicos; Componentes de um VANT; Aerodinâmica de multirotores; Legislação vigente (ANAC/DECEA/ANATEL); Arquitetura e sistemas de um VANT; VANTs: Modelos, fabricantes e utilizações; Sinais de rádio e vídeo ;Componentes de um VANT; Aerodinâmica de multirotores entre outros.

O Curso FIC na modalidade híbrida, Operador de Drones contempla 40h de aulas, sendo dividida em material teórico e prático. A parte prática será realizada no município de Ariquemes, enquanto o conteúdo teórico será via Ensino a Distância (EAD) e presencial conforme atividades práticas.

• Campus_Ariquemes_-_Curso_Drone_-_Cidades_Inteligentes_2
  • Campus_Ariquemes_-_Curso_Drone_-_Cidades_Inteligentes_2_1