Licencianda em Ciências Biológicas do IFRO participa de curso de extensão acadêmica em Astronomia na USP

Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2023, 18h21 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2023, 18h21 | Acessos: 130612

USP CampusAriquemes 2Acadêmica de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, realizou Curso de Extensão Acadêmica em Astronomia no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP). Izabeli de Castro Lesbão fez a formação no período de 18 de março a 27 de maio de 2023.

No próximo ano, nova oferta será realizada, e que podem se inscrever alunos de licenciatura e professores. O curso visa formar professores para lidarem com os conteúdos de ciências espaciais. A formação ainda contou com aulas práticas e visita ao Observatório Abraão de Morais, que atualmente realiza pesquisas sobre lixo espacial. Segundo a estudante, a experiência de extensão proporcionou novos saberes e vivências essenciais para a sua formação acadêmica.

Izabeli está na fase de conclusão da Licenciatura em Ciências Biológicas, terminando estágio e TCC. Ela conta que foi a coordenadora de curso, Márcia Cristina da Costa de Souza, quem enviou a sugestão do curso por já ter comentado que tinha interesse na área. “Foram os dois meses em São Paulo, eu contei com o apoio da minha família que vive lá”, explica a acadêmica.

“Essa experiência foi inovadora para mim, ter a oportunidade de estudar no melhor Instituto da área no Brasil foi incrível. E me ajudou a expandir os horizontes para buscar novos objetivos. Atualmente penso em após a conclusão da graduação realizar o Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia do IAG-USP, ou Mestrado Acadêmico no Instituto de Química da USP”, diz Izabeli.

Entre seus planos também está em participar do Encontro Nacional de Astronomia em Pernambuco, apresentando os resultados de sua pesquisa sobre Jogos Didáticos para Ensino de Astrobiologia. “A união da Biologia com a Astronomia é a área de atuação que mais aprecio na ciência, e estar compartilhando minha pesquisa em um evento científico será muito importante”, conclui a estudante.

Conforme sua orientadora, Jhennifer Paloma do Nascimento Ribeiro, “a participação da Izabeli no Curso de Extensão em Astronomia no IAG-USP permitiu a construção de aprendizagens significativas na área de aplicação de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Uma vez que o curso aconteceu no estado de São Paulo, o mesmo também viabilizou o desenvolvimento de relações interpessoais, troca de saberes e o contato com a cultura local”.

“O contato com o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Astronomia estimulou a acadêmica a ver na carreira científica uma possibilidade. Tudo isso permite ao estudante ampliar sua percepção de mundo e avançar em sua trajetória acadêmica com melhor qualidade”, finaliza a professora do IFRO Ariquemes.

• USP-CampusAriquemes_1
  • USP-CampusAriquemes_2