Campus Ariquemes participa do II Seminário Forcampo que discute ressignificação do ensino agrícola e melhorias didático-pedagógicas

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h52 | Última atualização em Segunda, 19 de Junho de 2023, 09h54 | Acessos: 133020

Abertura do EventoO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, esteve entre as unidades participantes do II Seminário Forcampo. O evento tem como tema “Desafios e possibilidades da gestão em rede”. O seminário é voltado para servidores dos campi agrícolas e/ou que ofertem cursos de educação do campo na Rede Federal. Realizado de 13 a 15 de junho de 2023, no Campus Planaltina do Instituto Federal de Brasília (IFB), e também foi transmitido ao vivo, de forma aberta e gratuita, pelo canal do YouTube.

O encontro é uma organização do Fórum de Educação do Campo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forcampo/Conif), com apoio do IFB e das secretarias ligadas ao Ministério da Educação (MEC): Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi).

Segundo a Professora Stéfanny Rochelly Klaus Sales Oliveira, da Coordenação de Pesquisa e Inovação (Depesp/IFRO/Ariquemes), o objetivo principal da participação foi a contribuição para a construção da Política de Ensino Agrícola e Educação do Campo da Rede Federal, por meio de estudos e debates nas dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, relacionando as com as especificidades das propostas político-pedagógicas dos campi, alinhando-as às perspectivas de crescimento e fortalecimento da política pública educacional de sustentabilidade do campo.

O Campus Ariquemes participou do evento sendo representado pela Professora Stéfanny, através de relatos de experiências em Ensino Agrícola e Educação do Campo nos eixos “Experiências pedagógicas no ensino agrícola e na educação do campo”; e “Pesquisa no campo como princípio educativo – inovação tecnológica”.  “O evento contribuiu para dar visibilidade aos trabalhos desenvolvidos em todo o país, sendo ainda um momento de troca de experiências e intercâmbio de práticas exitosas. O encontro possibilitou interação entre os participantes e a possibilidade de replicação das experiências”, avaliou a docente.

Conforme o Diretor-Geral do IFRO Campus Ariquemes, Ênio Gomes da Silva, “a participação de servidores é muito importante para nortear as discussões sobre caminhos efetivos de consolidação de políticas de ensino, pesquisa, extensão e gestão e que garantam a manutenção e desenvolvimento dos campi agrícolas”.

Forcampo

O Fórum de Educação do Campo (Forcampo) é um órgão de assessoramento do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). É responsável pela discussão e elaboração de propostas de políticas sistêmicas vinculadas ao tema. Entre outras ações, os integrantes do Fórum discutem questões sobre estrutura das unidades agrícolas, incluindo recursos humanos e financeiros, a ressignificação do ensino agrícola e melhorias didático pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem voltadas à educação do campo.

Durante o evento, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, enfatizou ser “muito importante a realização desse trabalho em rede, ela possui uma grande capilaridade, precisamos realizar projetos em conjunto e envolver outros agentes do ensino técnico e profissional”.

No primeiro dia do evento a mesa temática foi sobre “Educação do Campo e/ou Ensino Agrícola: caminhos históricos marcados por contradições, convergências e construção de novas identidades”. No segundo dia a programação contou com a apresentação de relatos de experiência abordando a estrutura física dos campi agrícolas como possibilidade de permanência e êxito; na sequência foi instaurada a mesa “Trabalho e Pesquisa como princípios educativos: práticas pedagógicas e curricularização da extensão nos campi agrícolas”. No terceiro dia, foram apresentados trabalhos de experiências em “Educação do Campo e Ensino Agrícola da Rede Federal”.

No dia das apresentações das Práticas de Ensino exitosas no Campo, também teve exposição sobre a representação feminina da Região Norte, uma vez que embora o trabalho no campo seja frequentemente associado à força física, o engajamento feminino, a dedicação e a perspicácia das mulheres é um diferencial nas atividades. E durante a solenidade de abertura, o anfitrião Nilton Cometti, Diretor-Geral do IFB Campus Planaltina, falou da alegria de receber a Rede Federal, na área em que a missão científica Cruls definiu, em 1892, onde seria construída a Capital do País.

O II Seminário Forcampo contou com representantes de todas as regiões do Brasil, discutindo o tema “Desafios e possibilidades da gestão em rede”. Segundo o Professor de Geografia do IFAM Campus Tabatinga, Luís Alberto Miranda Goveia, “o II Seminário FORCAMPO foi uma experiência única e muito enriquecedora para todos que participaram. Particularmente, pude conhecer mais das diversas ações desenvolvidas por gestores, docentes, TAEs e discentes na consolidação do projeto da Educação pública e de qualidade representada pelos Institutos Federais. Por fim, posso dizer que o evento foi inspirador para minha formação profissional, pois o compartilhamento das diferentes experiências da Educação do Campo e Ensino Agrícola permitiu visualizar que o ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica continuem para a transformação não somente dos discentes que são atendidos, mas de toda a comunidade onde os IFs estão localizados”.

• Abertura_do_Evento
  • Mulheres_do_Norte