Professores de Ariquemes e Ji-Paraná ganham destaque no Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire

Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 13h26 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 13h26 | Acessos: 125481

premioAs boas práticas em robótica educacional de dois docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foram destaque no Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire. O Professor Jackson Henrique da Silva Bezerra (Campus Ji-Paraná) ficou em 3º lugar na categoria Escolas Públicas – Ensino Médio; e a Professora Eudóxia Lottie Silva Moura (Campus Ariquemes) recebeu Menção Honrosa.

O Prêmio​ reconhece trabalho de profissionais de escolas públicas e privadas, e também de projetos desenvolvidos por secretarias estaduais e municipais de todo o Brasil.​ Mais de 100 projetos foram inscritos, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Eudoxia conta sobre a alegria da equipe quanto ao reconhecimento alcançado, diante da quantidade e qualidade dos projetos inscritos, especialmente por ser a primeira edição do Prêmio Seymour Papert-Paulo Freire de Robótica Educacional.

“Fiquei muito feliz com o resultado alcançado, especialmente por ser a nossa primeira vez trabalhando nessa iniciativa. Essa conquista não pertence apenas a mim, mas também ao Professor Felipe Balem e à Liduina Kênia Januario, que colaboraram de forma ativa e significativa. Bem como nossos alunos: Kamilly Souza de Oliveira, Nicolas Augusto Mota da Silva, Bruno Santos Ferreira, Maria Eduarda Maksiani Stedille e Ruan Gabriel Vagmakre que diante das adversidades da pandemia, demonstraram um despertar incrível para o conhecimento. Gostaria de agradecer também ao Departamento de Extensão (Professora Agna Maria de Sousa) por oportunizar esse projeto. Parabéns a todos!”, comentou a docente.

No caso de Ji-Paraná, a equipe de 2022, época de inscrição na premiação nacional, era composta por José Vinícius Machado Martines, Rafael Felipe de Oliveira Aguiar, Renan da Rocha Santos, Wallyson Machado de Lima, João Alexandre Capellaro Almeida e Carlos Alexandre Fiorello Fernandes Junior. Com o título “Ensino de Programação com Robótica Educacional LEGO”, coordenado pelo Professor Jackson Henrique, o projeto inscrito tinha como eixo principal ensinar grupos de 20 alunos através de oficinas de 4 horas, uma vez por semana, durante um período de seis meses. As oficinas ensinavam conceitos práticos de montagem de robôs de diversas formas, mas principalmente aqueles utilizados em campeonatos de robótica como a OBR e o conceitos teóricos de lógica de programação. Através do método BPL (Problem Based Learning), os alunos são desafiados a resolver problemas utilizando o robô LEGO. Ao aplicar os conceitos na prática, eles usam os robôs para realizar atividades autônomas: seguir linha, desviar de obstáculos e resolver problemas, a exemplo de resolver cubo mágico. Mais informações sobre o projeto estão neste link.

Referência

Segundo o site da premiação, a iniciativa é da Federation of International Robosports Association (FIRA/Capítulo Brasil), em parceria com o Centro de Inovação para a Excelência das Políticas Públicas (CIEPP), o Centro Universitário ENIAC e a Robo City – Escola de Robótica. As biografias das personalidades referências do Prêmio Seymour Papert e Paulo Freire são assim descritas:

Seymour Papert (Pretória, 1 de março de 1928 – Blue Hill, Maine, 31 de julho de 2016) foi um matemático e educador estadunidense nascido na África do Sul. Lecionava no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Ele foi o teórico mais conhecido sobre o uso de computadores na educação, um dos pioneiros da inteligência artificial e criador da linguagem de programação LOGO (em 1967), inicialmente para crianças, quando os computadores eram muitos limitados, não existia a interface gráfica e muito menos a internet. É considerado o Pai da Robótica Educacional.​

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É também o Patrono da Educação Brasileira. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986.​