Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Ariquemes recebe nota 4 na avaliação nacional

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2022, 12h00 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 10h28 | Acessos: 69794

2 9 nota mec4 ads ariquemesO ato regulatório de Avaliação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, concedeu-lhe nota 4 (a máxima é 5). Ofertando 40 vagas anuais, para o ensino presencial noturno, a primeira turma do curso se formou no início deste mês de agosto.

Conforme o Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Ênio Gomes da Silva, a nota alcançada no curso de ADS representa a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido por servidores e alunos e a certeza de que o Instituto Federal de Rondônia está proporcionando à sociedade um retorno adequado dos recursos destinados para uma educação de qualidade. “Ressaltamos que o IFRO prepara profissionais excelentes para o mercado de trabalho, que vão contribuir para o desenvolvimento da nossa sociedade, inseridos num contexto social e tecnológico do país” afirma.

Atualmente, o Campus Ariquemes possui 73 docentes e 61 técnicos administrativos para atendimento de cursos técnicos e superiores. No caso de ADS, o perfil profissional do tecnólogo é o de quem analisa, projeta, documenta, especifica, testa, implanta, além de manter sistemas computacionais de informação. É um egresso que poder trabalhar com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação, além da capacidade de modelar e construir banco de dados e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.

Para o Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues de Almeida, “a avaliação realizada pelo Ministério da Educação obteve este resultado de excelência graças à integração de toda a comunidade acadêmica. Este resultado só foi possível porque cada gestor, cada professor, cada estudante, cada colaborador, cada egresso e todos aqueles que acreditam na nossa missão educacional, vestiram a camisa do IFRO. Este conceito é o reflexo do trabalho de todos”.

Visita dos avaliadores

A avaliação foi na semana passada, no decorrer dos dias 22 a 26 de agosto. Os avaliadores conheceram todos os espaços do campus, além de toda a documentação que norteia o curso. “Foi dada ênfase às atividades executadas no âmbito do curso, tais como: estágios nacionais com a UOL Compasso e Cidades Inteligentes Ariquemes e estágios internacionais com a empresa Finlandesa FIBO.IO, além dos projetos de ensino MALGO, projetos de pesquisa Cidades Inteligentes Ariquemes e de extensão WECIT. O resultado foi a obtenção da nota conceito final contínuo 4.42 de no máximo 5. Resultado dentro do que esperávamos, mas com o gostinho de nota máxima, uma vez que faltou apenas 0.08 para atingir o conceito 5”, analisa o Coordenador do Curso, Andrey Alencar Quadros.

O processo foi executado pelos membros avaliadores, professores Mônica de Sá Dantas Paz e Amauri Ferreira Lima Junior, que foram acompanhados pelo Coordenador do Curso Andrey, pela Direção de Ensino através da Marli Freitas e pelo Departamento de Apoio ao Ensino através da Aline Stiz, seguido dos membros do Núcleo Docente Estruturante (Herisson Ferreira dos Santos, Isac Rocha da Silva, Marcos Alves Faino, Vagner Schoaba, Wesley Jhonnes Ramos Rolim), pelos demais docentes que atuam no curso (Andreia de Fatima Pinsan, Claudinei de Oliveira, Dilma Farias, Eudoxia Lottie, Junia de Souza, Luciano Topolniak) e o Diretor-Geral Ênio Gomes, além dos discentes Brendon Guilherme Nunes e Josias Dutra, que auxiliaram no suporte necessário para subsidiar a Avaliação Externa Virtual in loco.