Campus Ariquemes faz finalização do Programa Famílias Fortes na Aldeia Wari em Guajará-Mirim

Publicado: Terça, 26 de Julho de 2022, 10h56 | Última atualização em Terça, 26 de Julho de 2022, 10h56 | Acessos: 91843

Projeto Campus Ariquemes

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes, no dia 9 de julho, realizou o fechamento do Programa Famílias Fortes na Aldeia Wari em Guajará-Mirim. Foram 400 participantes ao todo. A unidade possui dois núcleos de trabalho no Famílias Fortes. Um no próprio Campus Ariquemes e o outro em Guajará-Mirim.

Em Guajará, participaram das oficinas famílias dos clãs Oro Waram, Oro Waram Xijeim, Oro Mon, Oro Jowin, Oro Najar e Oro Eo. O Programa Família Fortes (PFF) é constituído por sete módulos e foi desenvolvido inicialmente pela Escola de Saúde e Assistência Social da Universidade Oxford do Reino Unido, tem como objetivo promover o bem-estar da família a partir do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento de habilidades sociais. Segundo o Coordenador de Assistência Estudantil e Facilitador do Programa Famílias Fortes no Campus Ariquemes e no município de Guajará-Mirim, Gutemberg Silva, após a aplicação do último módulo, os participantes do curso puderam expressar o sentimento que tiveram em relação ao curso e às atividades culturais e assistenciais.

Nas palavras do Cacique da Aldeia Wari, Valdito Oro Eo: “estamos imensamente gratos com a presença de vocês e por todo o trabalho que realizaram com as nossas famílias, nesses dias foram tratados assuntos importantes sobre a família, sobre a necessidade de vivermos em mais harmonia, estamos vendo o bom resultado no nosso dia a dia e entre os nossos parentes. As nossas portas sempre estarão abertas para vocês do IFRO, desejo que tenhamos novos trabalhos para serem realizados juntos”.

Na cerimônia de formatura, ocorreu a apresentação dos jovens Wari, que pela primeira vez apresentaram uma peça teatral que conta a história do surgimento do povo Wari. Houve também a apresentação musical feita pelas crianças da aldeia que cantaram a música Ñande Reko Arandu, e a apresentação dos pais, que fizeram uma apresentação de dança indígena ao som dos rugidos dos animais da floresta.