Campus Zona Norte realiza Curso de Formação de Professores para Atuação em EaD

Publicado: Quarta, 08 de Mai de 2019, 17h38 | Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 17h59 | Acessos: 1276

Campus Zona Norte Formação EaD 1

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, realizou mais um curso de formação de professores para atuarem na Educação a Distância. O evento ocorreu no final do mês de abril, entre os dias 22 e 26, nos estúdios EaD da unidade. Os participantes foram os professores da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC) e o objetivo foi capacitá-los para ministrarem suas aulas através das gravações e transmissões dentro dos estúdios de EaD.

O IFRO é uma instituição especializada na oferta de educação profissional e tecnológica, atuando na educação básica e superior, na pesquisa e no desenvolvimento de produtos e serviços em estreita articulação com a sociedade. Territorialmente, são 10 campi e 165 polos de educação a distância mantidos em cooperação com o governo do estado e com as prefeituras.

Com sistema via satélite e estúdios de TV, a educação a distância implantada no IFRO ocorre em consonância às políticas de democratização da educação profissional e tecnológica, voltadas para a ampliação do acesso à escolarização. O governo de Rondônia, por meio de termo de convênio, oferece em parceria com o IFRO o ensino médio mediado por tecnologias, que leva ensino básico e profissionalizante a aproximadamente seis mil estudantes, que moram em localidades de difícil acesso.

O curso abrangeu conhecimentos diversos, visando suprir os diferentes aspectos necessários para uma boa aula em estúdio. Os conteúdos abordados foram: apresentação do estúdio; expressividade; fluxos do Departamento de Produção de Educação a Distância (DEPEaD); aspectos textuais da produção de material didático para EaD; o uso de imagens em materiais didáticos para EaD; princípios do design gráfico aplicados na elaboração de material didático para EaD; e recursos para videoaulas.

Orientações quanto ao uso adequado da voz, postura frente às câmeras e vícios de linguagem também fizeram parte da ementa do curso. A fonoaudióloga Graziela Gonçalves trabalhou esta parte, atuando como instrutora voluntária no projeto. Aulas-teste foram gravadas para que os participantes pudessem receber um feedback dos profissionais. A turma de professores assistiu às aulas e recebeu as correções e os comentários dos ministrantes.

A Diretora do Departamento de Produção de Educação a Distância (DEPEaD), Eliana Calegari, afirmou que a formação de professores para atuação na EaD é primordial para que os professores possam desenvolver um trabalho de qualidade no ensino a distância,  “[...] pois eles são acostumados com o ensino presencial, e o ensino a distância possui suas especificidades, principalmente em relação à sala de aula, que na EaD é o estúdio. Assim, com essa formação, os professores têm a oportunidade de conhecer e ambientar-se com o estúdio, recebem orientações em relação à voz, postura, expressividade e linguagem”.

A Revisora de Textos Laura Massunari disse que “o curso é importante porque é um momento de a equipe técnica do DEPEaD trocar experiências com os docentes e alinhar os trabalhos para o ano de 2019. O projeto da SEDUC em convênio com o IFRO está em andamento desde 2016, mas como a equipe da Mediação Tecnológica renovou parte do quadro, há professores novos, que nunca tiveram contato com aulas em estúdio e não conhecem boa parte da equipe que está por trás do conteúdo que é veiculado para as escolas. A experiência foi enriquecedora para nós, também, que conseguimos sentir as necessidades e as expectativas dos professores em relação ao projeto”.

O Técnico em Audiovisual Hanns Myller, que ministrou as aulas de recursos para videoaulas, ressaltou que “[...] é satisfatório poder contribuir com a educação a distância. Temos como objetivo a capacitação desses professores, para que eles proporcionem aos alunos momentos únicos e inesquecíveis de aprendizado”.

• Campus_Zona_Norte_-_Formação_EaD_1
  • Campus_Zona_Norte_-_Formação_EaD_2