Campus Porto Velho Zona Norte apresenta trabalhos em eventos

Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 16h25 | Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 16h25 | Acessos: 1417

Apresentacao de Trabalhos em eventos2O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Porto Velho Zona Norte, teve a participação de alunos apresentando trabalhos em eventos científicos neste fim de ano de 2018.

Durante o XII CONNEPI (Congresso Norte-Nordeste de Ensino, Pesquisa e Inovação), realizado de 27 a 30 de novembro, em Recife (PE), participaram os estudantes do curso de Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública. Por meio da disciplina Planejamento Estratégico na Gestão Pública foi realizada atividade em sala, na qual os alunos foram desafiados a fazer estudos de caso em instituições exitosas ou que apresentassem um quadro de crise.

Três grupos obtiveram um bom desempenho e submeteram seus trabalhos para o XII CONNEPI. O grupo composto por John Alisson Ribeiro Maia, Alberto de Almeida e Soraya Távora e Suerlei Dutra expôs o trabalho sobre planejamento estratégico em órgão público estadual.  O grupo dos estudantes Manuela Torres Silva, Patrícia Daniélli Carrara de Souza, Éder Ferreira de Menezes e Anália da Silva Vieira apresentou proposta de planejamento estratégico para organizações públicas e o grupo dos alunos Laurijane do Carmo, Fabiano Cangussu, Luis Carlos do Carmo e Dênis Maciel discutiu um contexto de crise institucional.

O professor da disciplina Planejamento Estratégico na Gestão Pública, João Batista Teixeira Aguiar, explicou que “pensamos numa atividade que possibilitasse aos alunos apresentarem soluções para problemas típicos que afetam as organizações públicas, cotidianamente. Foi muito prazeroso e gratificante ter orientado estes talentosos alunos e alunas do Curso de Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública. O desenvolvimento desta pesquisa contribuiu muito para o aprofundamento dos conhecimentos trabalhados em sala de aula. Este foi um caso exemplar de parceria produtiva entre professores e alunos, principalmente em se tratando do ensino de pós-graduação lato sensu, em que os alunos estão vivenciando as realidades dos problemas que afetam cotidianamente as organizações públicas, em que trabalham”.

De acordo com John Alisson, que além de aluno é servidor do IFRO: “foi um prazer poder representar a equipe do DEPESP – Departamento de Pesquisa do IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte, num evento regional tão importante quanto o XII CONNEPI. Pretendemos continuar ao longo do curso produzindo novos trabalhos exitosos como este”.

Manuela Torres diz que “esta foi a minha primeira experiência na realização de trabalhos de pesquisa, aprovada para apresentação oral num evento regional da importância do CONNEPI. Fiquei muitíssimo feliz com a minha participação, principalmente por ter tido a honra de representar os demais pesquisadores, alunos do Curso de Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública. Pretendo continuar produzindo pesquisas em conjunto com os demais colegas, bem como, poder contar com a orientação dos demais professores desse curso”.

Rondônia

E durante a XIII CEDSA (Jornada Científica do Centro de Estudos Interdisciplinar em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia), dos dias 21 a 23/11, na UNIR (Universidade Federal de Rondônia), também teve representação da Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública do Campus Porto Velho Zona Norte. As alunas Celine Geysa Andrade, Luciana Luzmila Araújo Reys, Lucelma Pereira Cordeiro e Rita Maria Andrade Lima de Oliveira, apresentaram o trabalho de pesquisa com o tema ligado ao planejamento estratégico, analisando o ambiente interno e externo de uma empresa pública, que também contou com a orientação dos professores João Batista e Leonardo Sousa Araújo, na disciplina “Gestão Estratégica em Órgãos Públicos”.

Já Flávia Cristina do Nascimento Anziliero e Elizângela Fernandes da Silva apresentaram trabalhos em evento realizado em outubro no próprio Campus Porto Velho Zona Norte. Foi no III EnEPA (Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia), analisando o preço das passagens aéreas e o papel do governo na regulação e fiscalização da prestação deste serviço público.

“A aprovação deste nosso trabalho no III EnEPA, um evento em nível de mestrado, representa um enorme incentivo para continuarmos produzindo textos científicos de qualidade. É isto que pretendemos fazer, enquanto alunas deste curso Pós-Graduação e, principalmente, por poder continuar contando com a importantíssima colaboração do DEPESP, o Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte”, diz Flávia Anziliero.

• Apresentacao_de_Trabalhos_em_eventos
  • Apresentacao_de_Trabalhos_em_eventos1