Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudantes do Campus Porto Velho Zona Norte participam de vestibular seriado no Amazonas

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2024, 07h59 | Última atualização em Quarta, 30 de Outubro de 2024, 07h59 | Acessos: 242

ZN Humaitá 3No dia 20 de outubro de 2024, um grupo de oito estudantes do IFRO, Campus Porto Velho Zona Norte, por intermédio do Centro de Idiomas, viajou até a cidade de Humaitá, no Amazonas, para participar da primeira fase do Sistema de Ingresso Seriado da Universidade do Estado do Amazonas (SIS/UEA) 2024. A iniciativa foi organizada pela Coordenadora do Centro de Idiomas e docente de Língua Inglesa no campus, Maria Teresa Pinto de Sousa.

O SIS/UEA é um método de ingresso diferenciado, composto por três provas anuais e consecutivas, destinadas aos alunos do ensino médio. As provas, denominadas Provas de Acompanhamento I, II e III, são elaboradas de acordo com o conteúdo aprendido em cada ano escolar, permitindo que os estudantes tenham uma preparação gradual e aprofundada.

Os oito alunos dos cursos técnicos integrados que participaram do exame (quatro do Técnico em Informática e quatro Técnico em Administração) foram acompanhados pela Professora Maria Teresa e por dois casais de pais, que deram suporte durante a viagem e a estada em Humaitá. A experiência foi considerada um sucesso, proporcionando aos estudantes um primeiro contato com o ambiente universitário e um passo inicial na busca por vagas em universidades estaduais ou federais.

Para Yasmin Neves Ferreira, aluna do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, a experiência foi extremamente proveitosa. “A prova teve duração de cinco horas. Eu senti um pouco de nervosismo, mas, conforme o tempo foi passando, eu fui ficando mais tranquila. Com certeza esse processo foi válido tanto para as próximas etapas quanto para todas as provas que virão”, comentou.

“Foi uma oportunidade única poder participar deste processo seletivo seriado. Não achei a prova nem muito difícil, nem muito fácil. Foi uma boa experiência para as futuras provas que irei fazer durante minha vida”, relatou Aline Macêdo Santos, estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio.

Conforme a docente, este modelo de vestibular seriado oferece aos candidatos a oportunidade de competir apenas com colegas que estão no mesmo triênio, tornando o processo mais justo e personalizado. Assim, é altamente recomendado que os estudantes ingressem neste sistema seriado na universidade de sua preferência.

“A participação no SIS/UEA representa um marco importante na vida acadêmica desses jovens, que agora estão um passo mais próximos de ingressar no ensino superior. A preparação e o acompanhamento contínuo são fundamentais para o sucesso nesta jornada. Em 2025, todos retornarão para Humaitá para fazer a segunda prova deste processo seletivo único e promissor”, explica Maria Teresa.

  • ZN-Humaitá_1
  • ZN-Humaitá_2
  • ZN-Humaitá_3
Fim do conteúdo da página