Estudantes do Campus Zona Norte participam de encontro de lideranças estudantis

Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 17h24 | Última atualização em Terça, 27 de Setembro de 2022, 17h24 | Acessos: 70704

27 9ZN Elideres 1Treze estudantes do Campus Porto Velho Zona Norte participaram do VI E-Líderes 2022 (Encontro Lideranças Estudantis) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). O evento foi realizado no Campus Ji-paraná, de 20 a 22 de setembro de 2022.

Representando seus respectivos cursos estavam: Erivaldo Vincenth Sousa Silvestre e Yasmin Fernanda Silva de Oliveira (Técnico em Administração Concomitante ao Ensino Médio); Clara Marcieli Barros Venancio e Letícia Farias Ribeiro (Técnico em Informática Concomitante); Monique Mesquita de Souza e Patrícia Dumont Moraes (Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio); Juliana Firmiano Cavalcante Gonçalves (Técnico em Finanças Subsequente); Jorge Rodrigues Porto e Yan Rodrigues Petri (Superior de Tecnologia em Redes de Computadores); Alany Silva de Assunção e Perciliana Cruz Silva (Superior de Tecnologia em Gestão Pública); e Alexandra Diéssica Oliveira Miranda da Silva e Giovana Almeida Rodrigues (Superior de Tecnologia em Gestão Comercial);

Estudante do 3° período de Gestão Comercial, Alexandra Diéssica, explica que participar do E-líderes foi gratificante, “algo diferente que fez com que de fato reconhecermos as nossas verdadeiras dificuldades e a dos campi vizinhos, podendo ver o poder de um líder e qual a diferença e importância que tem dentro da nossa instituição, abrindo a mente para o novo e para lutar por um ensino de qualidade. Também pude observar que é de suma importância o relacionamento entres campus, pois podemos trocar ideias e experiência”.

“O E-Líderes foi um evento muito importante – embora fossem necessários mais dias, pois ficou corrido para a elaboração da carta, sendo assim sugerimos cinco dias – não só para minha formação acadêmica, mas também porque proporcionou uma vivência única. E como futura Gestora Pública, a participação de tomadas de decisões foi de extrema importância”, afirmou Alany Assunção.

Para Perciliana Silva, “a melhor forma de conseguir evoluir é criando meios para que todos possam crescer juntos e o Encontro de Lideranças nos proporcionou isso, nos unindo para buscar melhorias não só para dentro de nossa instituição, mas primeiramente ver as necessidades das outras instituições, que juntas são uma só. Provocar em nós ideias de mudanças satisfatórias para todos. Mostrar que liderar não é somente estar a frente, mas sim, estar pensando no coletivo todo”.

Dizendo ter gostado do evento, Clara Marcieli ressaltou ter sido “bom ver que os alunos são prestativos e interagem bem no meio educacional, e que bom que o IFRO nos proporciona isso. O evento nos fez despertar o espírito de liderança e deu voz a todos nós líderes que exercemos nosso papel ajudando o povo e buscando melhorias para o ambiente no qual frequentamos”. E Yasmin Fernanda completou que gostou participação dos representantes da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e da UNE (União Nacional dos Estudantes), “eles trouxeram pautas bem legal sobre as organizações”.

Conforme Letícia Farias, foi um evento construtivo em relação ao protagonismo estudantil. Ela ainda destacou “a interação com os outros campi, e também tivemos o momento de falar sobre os nossos problemas, uma coisa que deveria existir em todas as instituições. Apesar de que faltou a questão da troca de experiências, o que seria muito além das apresentações”. Já para Erivaldo Vincenth “foi um evento bastante decisivo, conseguimos ver como os alunos lideram, cobram assuntos e se unem para bens maiores do que seu campus. Não tivemos interações com todos os membros, mas todos que foram conhecidos durante a jornada foram de extrema importância para termos compaixão e respeito com o próximo, além do conhecimento agregado”.

O Coordenador do Departamento de Apoio ao Ensino (DAPE/IFRO/Zona Norte), Jeferson Cardoso, comentou: “acho incrível ver a mudança na atitude dos estudantes, como essa interação desperta neles um espírito crítico tão importante nesse cenário obscuro pelo qual passamos”.

E-Líderes 2022

O VI Encontro de Lideranças Estudantis do IFRO é um espaço coletivo de discussões, fortalecimento do protagonismo estudantil e a da gestão participativa e democrática na instituição. As atividades programadas visam proporcionar aos estudantes uma oportunidade de exporem suas opiniões a respeito dos processos de escolarização vivenciados na instituição, seja no que se refere às questões administrativas, sejam pedagógicas, bem como possibilitar condições de formação coletiva de assuntos que permeiam as vivências acadêmicas.

Coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), o E-Líderes tem por público os estudantes líderes e representantes de turmas, membros dos grêmios estudantis, diretórios e centros acadêmicos dos campi do IFRO: Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, São Miguel do Guaporé e Vilhena. Este ano o evento contou com a participação de 180 estudantes.