Estudantes dos técnicos concomitante e subsequente do ZN fazem visita técnica

Publicado: Segunda, 26 de Setembro de 2022, 15h33 | Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 08h47 | Acessos: 59213

26 9 VisitasZN 2Vista técnica envolveu alunos do Curso Técnico em Administração Concomitante ao Ensino Médio – Turma 2021/1 (matutino e vespertino) e do Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio – Turma 2021/2 (noturno) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte.

Participaram um total de 30 alunos, sob a supervisão dos professores das disciplinas de Planejamento Estratégico, Fundamentos de Logística e Empreendedorismo. O título da atividade foi “Visita Técnica – Planejamento Estratégico e a Logística na prática das organizações (Porto de Porto Velho e Fábrica de Água Mineral Kaiary)”.

No dia 6 de setembro, na parte da manhã, a primeira visita foi ao Porto, administrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH). Ali conheceram como funcionam as operações de recebimento das cargas e embarque das balsas que levam grãos e outros insumos para o mundo. “A visita técnica foi importante para observarmos como funciona a dinâmica da logística do Porto e também para aliar a teoria aprendida em sala de aula a um contexto real”, comentou a estudante Adriane Amanda Siqueira Costa.

Segundo o Professor Alberto Viana, “o conhecimento na prática leva o estudante a ter uma visão muito mais sólida de tudo o que ele aprende em sala de aula. E o Porto público, por ser o responsável pelo escoamento da soja de RO, e de outros estados, para o mundo, ampliou ainda mais este conhecimento no que tange à Logística de transportes em Rondônia”.

E a visita à indústria do ramo de envase de água mineral Kaiary foi realizada à tarde, sendo recebidos pela Responsável pelo Sistema de Gestão da Qualidade, Suelen Lira, e pelo responsável pelo Planejamento de Controle da Produção, Michael Saraiva. O objetivo foi proporcionar o compartilhamento de experiências práticas acerca dos conteúdos estudados nas disciplinas no contexto das organizações instaladas no munícipio.

Para Rafaella Aparecida Badran Maziero a visita à fábrica da Kaiary foi significativa para os alunos do Curso Técnico em Administração: “na visita foi possível observar toda a estrutura administrativa e produtiva fábrica, então foi possível assimilar como os conteúdos vistos em sala se aplicam na prática, como a organização da empresa, a logística, controle de qualidade entre outras atividades desenvolvidas na fábrica”.

Cursando a modalidade subsequente, Nari Merli Monteiro Koslowski afirma que “a visita técnica na empresa Kaiary nos mostrou na prática tudo aquilo que tivemos em sala de aula. Foi muito bom conhecer um pouco da história dessa empresa e ver de perto todo o processo de gestão, produção, qualidade e o mais importante a responsabilidade com o consumidor final”.

A Professora Adriana Zanki avaliou como positivas as duas agendas realizadas pelos estudantes. “A visita técnica realizada na Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de RO trouxe para os alunos muitas informações interessantes sobre a economia que circula pelo rio Madeira e as relações das empresas privadas com o governo do estado para possibilitar a exportação e circulação de mercadorias pela via fluvial, a interferência das condições climáticas neste transporte, a realidade da globalização, e muitos outros aspectos”.

“Na empresa de água mineral Kaiary os alunos puderam ter contato com todo o processo de coleta, testagem e embalagem da água mineral, a importância dos setores que garantem a qualidade, que confere à empresa o selo ISO 9001, sendo a única do setor na região norte com este selo, o cuidado com as nascentes através da preservação ambiental e muitos outros fatores. Vistas como esta são de grande importância para os cursos técnicos porque permitem o contato com a realidade econômica e administrativa do estado e da cidade”, completou a docente.

Conforme o Professor Guilherme Tadaki atividades de visita técnica proporcionam uma experiência fundamental ao curso técnico, pois “os estudantes podem contemplar de forma única e marcante a prática dos conteúdos estudados em sala de aula dentro do nosso ambiente empresarial local. Por isso, agradecemos a parceria desenvolvida entre o IFRO Campus Porto Velho Zona Norte e as empresas da nossa região, que não têm medido esforços em abrir as suas portas para possibilitar esta experiência, colaborando para a promoção da educação profissional, científica e tecnológica de excelência”.

• zn1
  • zn2