Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional Tecnológica a distância recebe nota máxima em avaliação institucional

Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 10h24 | Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2022, 10h27 | Acessos: 79240

NOTA 5 PedagogiaO Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, ofertando na modalidade a distância (EaD) em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), recebeu nota 5 na avaliação nacional realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC). A Avaliação de Reconhecimento do Curso ocorreu de 17 a 19 de agosto de 2022, quando foram apresentadas à equipe avaliadora todas as documentações institucionais – base legal e de ações realizadas pelo curso, considerando as dimensões: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.

O Projeto de Formação de Professores em Rede tem como objetivo formar o pedagogo para exercer a docência, a gestão e o apoio escolar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, no Ensino Superior e em cursos de Educação Profissional e Tecnológica, bem como em outras áreas nas quais sejam necessários conhecimentos relacionados ao desempenho da prática pedagógica, em prol do exercício crítico e competente da profissão, pautado nos valores e princípios políticos, sociais e éticos, estimulando-o à pesquisa e ao aperfeiçoamento de modo a contribuir para a melhoria da educação no país.

O Curso de Pedagogia e EPT-UAB/IFRO do Campus Zona Norte terá sua primeira turma concluinte em 2022, com 6 polos, sendo estes em Ariquemes, Buritis, Chupinguaia, Ji-Paraná, Nova Mamoré e Porto Velho, com 172 alunos matriculados. Os pedagogos serão habilitados para atuarem no exercício do magistério nas etapas da educação básica, com atenção à educação profissional e tecnológica, assim como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. O curso é ofertado na modalidade de ensino EaD com a duração de quatro anos.

Para o ingresso no curso, os candidatos concluíram o ensino médio e foram aprovados no processo seletivo público, publicado em edital próprio pelo IFRO. O profissional formado no curso terá a sua habilitação em Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica. A aula inaugural ocorreu em outubro de 2018, em encontro presencial realizado no auditório do Campus Porto Velho Calama. A oferta do curso se deu em parceria que envolveu, além do IFRO, outros 12 Institutos Federais no Brasil.

Ao falar da relevância social da área de Pedagogia, a Coordenadora do curso, Sandra Santos da Costa, ressalta que a formação profissional do pedagogo deve incluir uma educação inovadora e emancipatória, sendo um dos cursos mais importantes para a sociedade. “Penso que todo Pedagogo é convicto que escolheu a profissão mais linda e importante para a sociedade, por isso, gratidão a equipe que trabalha comigo, tutores presenciais, a distância, coordenadores de polo, professores, equipe multidisciplinar, apoio pedagógico, coordenação UAB, administrativo UAB, equipe do Campus Zona Norte, Reitoria Proen/DDE/CGRAD, e também aos concluintes do curso que permaneceram firmes e fortes, e a todos que de forma direta ou indireta contribuíram para o conceito máximo que o curso recebeu, esta nota 5 é todos nós”, afirma.

O conceito alcançado na avaliação do MEC, segundo, o Reitor Pro Tempore do IFRO, Edslei Rodrigues, reflete o resultado do trabalho realizado na instituição, reflexo da participação da gestão, nos campi, na Reitoria, do esforço conjunto dos professores, técnicos e alunos. Esse é um momento de suma importância, porque é coroação do empenho de todos, possibilitando que o IFRO entregue à sociedade uma educação de qualidade.

A Diretora-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariádne Joseane Felix Quintela, declara: “sentimo-nos muito honrados e felizes em receber a nota de excelência na avaliação de cursos superiores pelo MEC, ainda mais se tratando de uma licenciatura na modalidade EaD em que as pessoas acham que por ser a distância não tem o mesmo valor, mas tem, e o Campus Porto Velho Zona Norte é prova disso. Ter uma equipe engajada e profissionais comprometidos com a qualidade da educação pública faz essa diferença, especialmente por ser um curso EaD. Nosso campus tem tradição e expertise nessa modalidade de ensino com uma estrutura voltada para a produção de conteúdo e técnicos especializados, então, isso nos estimula ainda mais e nos dá mais credibilidade para continuar ofertando educação a distância de qualidade e reconhecida pelo MEC”.