Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações visita Campus Porto Velho Zona Norte

Publicado: Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 15h08 | Última atualização em Quarta, 29 de Dezembro de 2021, 11h36 | Acessos: 159379

IFRO Visita Ministro 6O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte, recebeu na manhã de quinta-feira (16/12) a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. O encontro com professores e pesquisadores do IFRO e de outras instituições aconteceu no auditório da unidade, por intermédio do deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL/RO), que acompanhou o ministro no lançamento do Programa Centelha, na capital rondoniense.

Durante a conversa, Pontes mostrou oportunidades de fomento a pesquisas e desenvolvimento de projetos com o financiamento da Finep/MCTI e do CNPq/MCTI. Além disso, o ministro explicou o funcionamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, destacando a importância da rede de formação profissional. “[...] Espero contar muito com os institutos federais, as universidades, as escolas de formação profissional e as escolas técnicas espalhadas pelo Brasil, pois precisamos de muitos técnicos. E qual é o produto dessa rede de formação? São profissionais qualificados”, disse, acrescentando: “Queremos que o Estado tenha o desenvolvimento de pesquisas e a transformação desse conhecimento em produtos e serviços para o bem do estado, da comunidade e para gerar empregos locais”.

Uberlando Tiburtino Leite, Reitor do IFRO, agradeceu a visita da comitiva do MCTI e comentou também sobre a participação de representantes de 14 instituições parceiras do IFRO no evento. Uberlando destacou ainda o potencial do estado de Rondônia, dizendo, porém, que são necessários mais investimentos para continuar a crescer. “Mesmo com dificuldades conseguimos qualificar através do IFRO, em 2020, 11 mil pessoas", pontuou.

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PSL/RO) destacou a importância da parceria com o MCTI para o desenvolvimento do estado de Rondônia (RO). "Tenho certeza que vindo aqui ministro, o senhor vai atender o IFRO e eu me coloco à disposição, já pensando no futuro em atender essa instituição que tem todo o meu respeito", afirmou.

O evento contou também com a participação da deputada federal Mariana Carvalho (PSDB/RO). “Eu acredito na ciência e na tecnologia e agradeço a sua participação e a de toda a equipe do ministério que fizeram de tudo para trazer cada vez mais recursos e fazer com que os sonhos de tantos jovens sejam realizados”, falou ao final do evento.

Veja transmissão completa do evento em:  https://youtu.be/_z9uCDOailw

Com informações do MCTI