Cartilha Digital sobre Gerência e Análise de Redes é elaborada por alunos do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 11h44 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 11h44 | Acessos: 165726

CapaAcadêmicos do quarto, quinto e sexto períodos do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (CST Redes) do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, finalizaram a elaboração da cartilha digital com temas voltados para a Gerência e Análise de Redes de Computadores.  O material foi desenvolvido como proposta de Curricularização da Extensão, da disciplina de mesmo nome e a finalização ocorreu no último dia 16/11.

Considerando o cenário de distanciamento social e o ensino remoto, os alunos tiveram que elaborar, sob orientação dos professores da disciplina, Alan Jhone Carvalho de Araújo e Saulo Souza de Macedo, uma cartilha que pudesse ser acessada de forma digital com temas voltados para o gerenciamento e análise de Redes de Computadores. A cartilha apresenta a seguinte estrutura: conceitos iniciais do gerenciamento de redes, áreas funcionais do gerenciamento (FCAPS), protocolo SNMP, monitoramento remoto (RMON) e gerência de hosts.

O objetivo é que a cartilha seja utilizada para apoio em ações do ensino, pesquisa e extensão, atendendo discentes, pesquisadores e docentes que necessitam aplicar conhecimentos desses temas, além de profissionais que atuam na área. O link para acessar e conhecer a cartilha é https://bit.ly/cartilha_digital_gerencia_redes_2021_2.

Para o Professor Saulo Macedo, “o ideal seria que os alunos fossem a campo, entendessem as necessidades do mercado, por exemplo, e dialogassem com os profissionais da área para a busca de soluções que pudessem responder aos anseios e necessidades encontradas. A extensão, na ideia de Paulo Freire, se daria dessa forma. No entanto, considerando o distanciamento social, suas limitações e dificuldades, optamos por criar um produto tecnológico (e educacional) que pudesse atender de outra forma essas mesmas pessoas”.

Os alunos avaliaram de forma positiva a participação no projeto, dando maior sentido às atividades da disciplina. Neuzinaldo Santana conta que teve “a oportunidade de participar na elaboração desse material que com certeza será uma ótima fonte de pesquisa e, o melhor, elaborado para alunos do curso de Redes de Computadores, do IFRO, com a orientação dos Professores Alan e Saulo. Infelizmente, o trabalho seria outro se estivéssemos todos juntos, presencialmente, mas sabemos que o momento não é adequado. Mesmo assim, superamos a distância e conseguimos o objetivo final que era de concluir tanto a disciplina quanto a cartilha. Posso ressaltar, ainda, que, ao longo do desenvolvimento do curso e do projeto, aprendi a trabalhar em equipe, interagindo, mesmo a distância e por meio de mensagens, áudios, etc”.

Curricularização da Extensão

A Curricularização da Extensão é uma estratégia listada no Plano Nacional da Educação (PNE 2014-2022) que prevê a destinação de 10% da carga horário do currículo da graduação para ações de extensão, como forma de alavancar em 50% as matrículas no ensino superior.

No IFRO, as ações da Curricularização da Extensão estão normatizadas pela Resolução 08/2019/Consup e sua aplicação é obrigatória no CST Redes.

O projeto está registrado através de processo gerado no sistema eletrônico da instituição e aguarda parecer do Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Zona Norte.

• Capa
  • FolhaRosto_e_Apresentacao