Campus Porto Velho Zona Norte desenvolve curso de extensão sobre leitura com professores e estudantes

Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 13h44 | Última atualização em Sexta, 03 de Setembro de 2021, 14h27 | Acessos: 155026

Curso Processos da Leitura I

Desde o dia 19 de agosto, o Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, vem desenvolvendo o projeto de extensão “Dos processos envolvidos no ato de ler: da teoria à prática”, tendo como público-alvo professores da rede pública e privada de ensino, bibliotecários, alunos de Pedagogia, Letras e Biblioteconomia. O curso segue até o dia 25 de novembro de 2021.

O projeto é coordenado pela Professora Andreia dos Santos Oliveira e conta com a colaboração da Professora Telma Fortes e de Giliane da Silva Feitoza Gomes, acadêmica de Pedagogia do IFRO (EaD). Segundo Andreia, o curso proporciona que professores e estudantes de Rondônia e também de fora do estado (São Paulo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Roraima) se reúnam, quinzenalmente, para dialogar sobre o ato de ler em suas perspectivas teóricas e práticas. “Um dos objetivos da escola é contribuir com a formação do leitor, por isso é preciso compreender o que seja ler e como criar condições em sala de aula para ensinar as crianças a lerem”, destaca, acrescentando que com o projeto e suas discussões: “todos iremos aprender muito e levar os aprendizados para as nossas salas de aulas”.

Para Ana Cristina de Oliveira, professora da rede municipal de ensino de Cacoal, o curso possibilitará aprendizagens e conceitos significativos sobre o ato de ler e auxiliará no desenvolvimento de habilidades específicas “que poderei levar para meus alunos. Enquanto professora alfabetizadora, eu acredito que constantemente temos que inovar nossas práticas pedagógicas e vejo esta possibilidade no curso. O primeiro encontro foi sensacional, com certeza nos próximos terei a oportunidade de consolidar saberes importantes na prática diária em sala de aula. As aprendizagens estão sendo ricas”.

Patrícia Berlini Alves Ferreira da Costa, Coordenadora de Orientação Educacional do IFRO Campus Colorado do Oeste, diz que ficou bem feliz quando soube sobre o curso de extensão. “Saber que existem pessoas que estão sendo as multiplicadoras de teorias e práticas sobre o ato de ler em uma perspectiva dialógica é fundamental para que nós nos tornemos também multiplicadores de ideias que são essenciais para o processo de ensino e de aprendizagem. Tenho a certeza de que vou sair do curso de extensão diferente de como entrei. Na verdade, desde o primeiro encontro já comecei a pensar diferente. Entendi que mais do que aprender a ler lendo, devemos ensinar a criança aprender a ler construindo sentido e, como diria Bajard, ‘Ler é compreender’, e essa compreensão acontece quando a criança aprende a extrair os significados das palavras para sua vida, ou seja, se apropria da linguagem escrita”, relata.