Acadêmicas do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados UAB-IFRO apresentarão artigos em evento internacional

Publicado: Quarta, 25 de Agosto de 2021, 18h37 | Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2021, 18h40 | Acessos: 131614

Campus ZN13 1

As acadêmicas do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados UAB-IFRO, do Campus Porto Velho Zona Norte, Eliana Paula Calegari e Alcione Félix, que foram orientandas da Professora Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, tiveram dois artigos aceitos para publicação e encontram-se na iminência de apresentá-los na 15ª Conferência Internacional sobre Tecnologia da Informação e Aplicações (ICITA 2021).  O evento será realizado em Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 13 a 14 de novembro de 2021.

Os artigos selecionados foram “The teaching of technical design in technical courses in Computer Graphics at Federal Institutes of Education, Science and Technology”, que tem como autores Eliana Paula Calegari (aluna do IFRO), Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Raul Afonso Pommer Barbosa e Maria Jose de Sousa, e “Youth and Adult education (YEA) and Distance Education in the Web of Science (WoS) database from 2000 to 2020: Bibliometry”, com autoria de Alcione Félix do Nascimento (aluna do IFRO), Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, Raul Afonso Pommer Barbosa, Maria Carolina Martins Rodrigues, Larissa Cristina Barbieri e Maria Jose de Sousa.

A acadêmica Eliana Paula Calegari diz estar muito feliz com o aceite do artigo para ser apresentado e publicado no evento internacional ICITA 2021 e também como capítulo de livro na Springer. “Este artigo é fruto do trabalho desenvolvido durante o curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, ofertado pelo Instituto Federal de Rondônia – Campus Porto Velho Zona Norte. Ele foi elaborado durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), orientado pela Professora Luciana Barbieri, que me acompanhou, me auxiliou e confiou no meu trabalho nesta jornada, e que também me convidou e me motivou a submeter o artigo para esse evento. O aceite deste artigo tem um grande significado para minha carreira profissional, pois é o reconhecimento de um trabalho que intencionou contribuir com a pesquisa científica na área da educação, em específico nos processos de ensino-aprendizagem na área da computação gráfica. Essa conquista é também da minha orientadora, dos professores e tutores do curso de Formação Pedagógica e de todos os profissionais que participaram de alguma forma na constituição e no andamento do curso”, relata a egressa.

Para Alcione Félix do Nascimento, o Curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados em Rede UAB/IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte superou suas expectativas, “pois proporcionou a obtenção do aprendizado com ferramentas que inovam as práticas pedagógicas no campo da Educação Tecnológica. Mostrou-se relevante na qualificação profissional diante de uma formação humanizada, que considerou as especificidades atuantes na construção do saber através do ensino e o alcance de novos conhecimentos que a pesquisa propõe. Mesmo diante de muitos desafios, esse conjunto de ações e saberes aliados à excelente orientação e incentivo da Professora Luciana Barbieri durante a elaboração do TCC, o qual teve sua apresentação avaliada por uma banca internacional e contribuiu na submissão de eventos internacionais, gerou-se um artigo obtendo êxito na aprovação na ICITA/2021. Tal conquista fortalece minha vontade de aprofundar o desenvolvimento da capacidade de aprimoramento na produção técnico-científica e a continuidade de novos conhecimentos”, comenta.

Segundo a Professora Luciana Aparecida Barbieri da Rosa, a oportunidade em ser orientadora do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados em Rede UAB/IFRO foi muito gratificante “e também enriquecedora ao acompanhar o crescimento dos orientandos no desenvolvimento de seus TCCs até a sua defesa. O aceite desses dois artigos no evento internacional comprova que o conhecimento somente é válido quando compartilhado, e é algo que ao ser compartilhado cresce. Desejo a Eliana e a Alcione muito sucesso e novos desafios. Parabéns! A conquista é fruto da dedicação de vocês", destaca a docente.