Campus Porto Velho Zona Norte lança livro digital na área de Análise das Demonstrações Contábeis

Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 11h30 | Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 11h46 | Acessos: 222839

Ebook ZNO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, disponibiliza, por meio do Departamento de Produção de Educação a Distância (DEPEaD), mais um livro no repositório de cadernos. O livro digital “Análise das Demonstrações Contábeis” foi escrito pelos professores Adriano Marcos Dantas da Silva e João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento. Para quem quiser conferir, a obra está disponível AQUI.

O Repositório de Cadernos do Campus Porto Velho Zona Norte disponibiliza todos os livros publicados pela unidade e até mesmo de outras instituições da Rede Federal, de forma a serem acessados gratuitamente para estudo, consulta e download. O Repositório foi criado no final de 2015 pelo Departamento de Produção de Educação a Distância (DEPEaD) devido à necessidade de ter um local on-line para armazenar os livros dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A proposta é atender aos estudantes dos cursos de educação a distância do IFRO e o público em geral.

Segundo Adriano Dantas, que atualmente é do Campus Ariquemes, sua área de atuação é em Gestão e Negócios. “A proposta do livro foi apresentar numa linguagem clara e objetiva as formas de análise das demonstrações contábeis para um público que não seja especificamente contadores”.  A obra, que enquanto material didático atende ao Curso Técnico em Finanças, aborda conceitos sobre as demonstrações contábeis, com especial ênfase na análise através das diversas técnicas existentes.

Sobre a parceria na escrita do livro, o docente conta: “Temos algumas publicações em conjunto desde a época do Mestrado em Contabilidade. No caso específico do livro, existia uma demanda para elaboração de dois livros: Análise das Demonstrações Contábeis e Mercado de Capitais. Dessa forma, foi desenvolvido o conteúdo de cada livro com a respectiva revisão e adequações acrescentadas pelos autores”.

Adriano diz que “no desenvolvimento do livro, abordaremos, principalmente, informações que compõem as vivências do Técnico em Finanças em seu universo profissional. Dessa forma, as técnicas de análise aqui apresentadas terão como premissa a necessidade do curso, considerando a atividade a ser desenvolvida e o ambiente institucional que provavelmente será o mercado de trabalho do futuro Técnico em Finanças”.

Repositório de Cadernos

Cada nova publicação é inserida no repositório didático do Campus Porto Velho Zona Norte, com acesso aberto à comunidade. Também foi criado um espaço alternativo no site Calaméo, que traz os mesmos livros, com uma melhor forma de visualização e leitura interativa, porém sem a opção para download.

Conheça o acervo nos seguintes links:

Repositório de Cadernos IFRO – Campus Porto Velho Zona Norte: https://bit.ly/3fbbTkK (O livro “Análise das Demonstrações Contábeis” está publicado na categoria “Gerais/Cursos Concomitantes”)

Para ler os livros no site Calaméo: https://pt.calameo.com/accounts/5078089