Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Alunos do Curso Técnico em Administração do Campus Porto Velho Zona Norte participam de projeto de ensino interdisciplinar

Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 11h37 | Última atualização em Terça, 06 de Outubro de 2020, 11h37 | Acessos: 158079

Captura de Tela 2020 09 18 às 09.14.19Estudantes do 3º período do Curso Técnico em Administração Concomitante realizaram a apresentação dos resultados do Projeto de Ensino Interdisciplinar “Estruturação de Empresas”, totalmente on-line. O evento ocorreu entre os dias 12 a 18 de setembro. Participaram do projeto 75 alunos do curso e uma estagiária do curso de formação pedagógica do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte.

Os professores Willis José Rodrigues e Alecsandro Marian da Silva, responsáveis pelas disciplinas Organização, Sistema e Método (OSM) e Gestão de Pessoas, foram os organizadores da atividade. O objetivo foi desenvolver habilidades e competências dos alunos, através da aplicação de ferramentas e técnicas de OSM e Gestão de Pessoas, na reestruturação completa de uma empresa fictícia.

O Professor Willis Rodrigues comentou que a ideia foi conceber um projeto que fosse desafiador, oferecendo aos alunos oportunidades de exercitarem a sua criatividade e “[...] fugir do modelo de aula exclusivamente teórica, algumas vezes, até maçante e desestimulante. O projeto teve como objetivo aproximar o conteúdo das aulas o mais próximo possível do que se encontraria no mercado de trabalho.”

Os alunos realizaram a análise e o estudo de caso disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sobre uma situação fictícia de uma empresa em crise, que apresentava problemas estruturais e de gestão. O desafio foi reestruturar o organograma da empresa e fazer a análise e descrição de cargos, embasados nas aulas de Gestão de Pessoas e depois aplicar as ferramentas de OSM como “Kanban”, “Kaisen” e “Just-in-time”, conforme teoria passada pelo professor da disciplina, buscando a eficiência organizacional da empresa em estudo.

Foram trabalhados os conceitos de processos de gestão de pessoas: “Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar” e aplicado o sistema “Balanced Scorecard”. Ao final, os alunos apresentaram os resultados obtidos de todas as etapas do processo. Cada grupo apresentou um vídeo relatando os momentos mais marcantes do projeto.

A estudante Emanuelle da Silva Pimenta participou da atividade e a achou muito importante para a sua formação. “Gostei bastante do projeto. Achei bastante educativo. Além disso, o meu aprendizado foi ampliado. Adorei participar! Me senti uma verdadeira profissional. A parte que eu mais gostei foi a de poder aplicar o Kanban e Kaizen, eu nem conhecia esses conceitos, mas foi muito bom conhecer e aprender sobre o que eles são. Outra parte que eu também gostei foi a de fazer o organograma da empresa, reestruturar deu um pouco de trabalho e dor de cabeça. Mas é preciso esforço para se conseguir algo bom.”

Segundo a estudante Isabelly Barrozo Lopes, os assuntos foram apresentados de maneira diferente e interessante. “Pusemos em prática tudo aquilo que estudamos na teoria, o que contribuiu muito com o nosso aprendizado. Dessa maneira, conseguimos absorver muito de tudo aquilo que foi passado, desenvolvendo habilidades, planejamentos, organização, métodos e tantas outras coisas. Nos esforçamos para cumprir cada etapa e os professores sempre ao nosso lado. Foi muito legal participar. Sou grata aos professores por trazerem o aprendizado de maneira excelente e se disponibilizarem a todo o momento para o que precisássemos. De verdade agregou muito ao nosso lado intelectual e também ao pessoal”, relatou a discente.

O professor Alecsandro Marian comentou que o resultado da ação “[...] foi surpreendente. Os alunos aceitaram o desafio de reestruturar a empresa em estudo e entregaram excelentes resultados. Conseguiram aplicar todas as ferramentas e técnicas de Gestão de Pessoas e o melhor de tudo é que compreenderam a teoria de forma prática, mesmo com todas as dificuldades do estudo on-line. Considero que a experiência de aplicar um projeto de ensino interdisciplinar complexo como esse foi um sucesso.”

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.