Curso FIC de Informática Básica do Campus Zona Norte encerra primeiro módulo

Publicado: Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 10h47 | Última atualização em Sexta, 01 de Dezembro de 2017, 10h47 | Acessos: 2400

Campus ZN palestra 2

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através do Departamento de Extensão do Campus Porto Velho Zona Norte, realizou nos dias 29 e 30/11 palestras e oficina para os alunos do Curso FIC de Informática Básica, ofertado através do projeto de extensão “Ensino de Informática Básica para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social”.

As ações foram coordenadas pelo professor de informática Saulo Macedo e contou com a participação dos discentes Dagmar Júnior, José Sérgio e Marcelo Gomes, do Curso Superior de Redes de Computadores. O projeto é uma iniciativa do IFRO com a parceria do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Prefeitura de Porto Velho e do Tribunal de Justiça.

O primeiro dia (29) contou com a palestra “Escolhas: prevenção ao uso de substâncias psicoativas”, ministrada pelas psicólogas Carla Michele Costa Melo Varjão e Simone Gomes dos Santos, do CREAS – Medidas Socioeducativas. Em seguida, os alunos do Curso Superior de Gestão Comercial, sob coordenação e orientação do professor Samuel dos Santos Junio, realizaram a palestra “Quebrando barreiras: apoio motivacional”.

Segundo o coordenador do curso, professor Saulo Macedo, as atividades abordaram as realidades vivenciadas pelos jovens e adolescentes e oportunizaram um olhar diferente para os riscos em que eles se encontram em relação ao uso de drogas e das suas atuais situações sociais.

“Estamos trabalhando com um público que necessita de apoio e orientação profissional para uma possível mudança de vida. Queremos oportunizar aos nossos alunos a possiblidade de mudança através da inclusão digital e de outras atividades que serão desenvolvidas até o término do curso, em março de 2018”, comentou Macedo.

No dia 30 foi realizada a oficina empreendedora: “Confecção de puffs a partir de materiais sustentáveis.”, também sob a coordenação e orientação do professor Samuel e discentes do Curso de Gestão Comercial.

Sobre o curso

O Curso de Informática Básica, ofertado em parceria com o CREAS e o Tribunal de Justiça de Rondônia, teve início em outubro deste ano e previsão de término para março de 2018. A capacitação foi dividida em três módulos: Windows 7, Word 2010 e Excel 2010. As aulas acontecem diariamente no Campus Porto Velho Zona Norte e estão sendo atendidos 25 alunos que se encontram sob medidas socioeducativas.

• Campus_ZN_-_palestra_1
  • Campus_ZN_-_palestra_2