Alunos de Vilhena utilizam ferramenta criada para jogos virtuais para continuar projetos de extensão

Publicado: Segunda, 27 de Abril de 2020, 16h18 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 18h37 | Acessos: 106168

Campus Vilhena App Com a suspensão de todas as atividades presenciais no IFRO para conter o avanço da COVID-19, surgiu a necessidade de encontrar alternativas funcionais e eficazes para garantir a realização dos projetos de pesquisa e de extensão. Assim, sem poder realizar reuniões presenciais, estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, encontraram nos jogos on-line a inspiração para superar o desafio de realizar projetos de extensão em grupo. A ferramenta escolhida é o App Discord, um chat gratuito para comunicação comumente utilizado por gamers (jogadores virtuais).

O discente Victor Vinícius Bailiot da Silva explica que o software funciona como uma ligação com vários participantes. “É um aplicativo de chat e streaming, no qual só participa quem se conecta na sala, que pode ser pública ou privada e pode ter suas regras personalizadas. Além da voz em tempo real, o chat também permite o compartilhamento de vídeo, texto e arquivos, o que faz ele ser ideal para esse tipo de trabalho”, ressalta.

Victor também comenta que a escolha pelo aplicativo foi feita considerando a facilidade e a praticidade. “Pode ser instalado em várias plataformas, podendo também transmitir a tela do seu computador, oferecendo várias rotas de servidor e um suporte muito vasto. No projeto da estação meteorológica que estamos desenvolvendo, usamos o aplicativo para reuniões da metodologia Scrum e também para tirar alguma dúvida e ajudar em algum processo de algum integrante”, relata.