Campus Vilhena: Fábrica de Softwares aproxima o discente de ADS da realidade do mercado de trabalho

Publicado: Terça, 07 de Abril de 2020, 18h28 | Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2020, 18h29 | Acessos: 108445

Campus Vilhena Fábrica de Software 3

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, implementou o conceito de Fábrica de Software como estratégia para aproximar o aluno do mercado de trabalho. Projetos reais, de clientes reais, são selecionados a cada semestre, e os alunos divididos em fábricas para desenvolver a solução proposta.

Neste semestre estão sendo desenvolvidos 3 projetos: 1) software para o gerenciamento de Estações Meteorológicas de baixo custo, cujo cliente é o professor do Campus, Roberto Guimarães; 2) software para gestão de Conselhos de Classe, cujo cliente é o próprio IFRO Campus Vilhena e 3) software para solicitação de manutenções técnicas, com o Campus Vilhena também como cliente.

Um dos idealizadores da Fábrica de Software, Marco Antonio Andrade, diz que “[...] a ideia é aproximar ao máximo do ambiente real das empresas que desenvolvem software, para que o aluno tenha experiência com todo o ciclo de Engenharia de Software: levantar requisitos, modelar, projetar, codificar, testar, documentar e implantar”.

Ele explica que os projetos continuam sendo desenvolvidos, mesmo com a suspensão das atividades presenciais por conta da COVID-19. “Para o gerenciamento destes projetos, está sendo utilizada a Plataforma Open-source Taiga, que trabalha com as metodologias Kanban e Scrum, e é voltada para equipes de desenvolvimento de software. Para comunicação estamos utilizando o software Open-source Rocket.chat, que é um chat em modo texto, muito utilizado nas empresas de desenvolvimento de software. Para versionamento do código está sendo utilizado o GitHub, integrando todas as ferramentas utilizadas”, elenca.

Os professores do curso destacam que passou a haver maior envolvimento e dedicação dos alunos a partir da implantação da Fábrica de Software, e, além disso, o feedback dos alunos com relação às metodologias que estão sendo utilizadas é muito positivo. “A fábrica de software é uma experiência mais próxima da realidade, ela traz todas as dificuldades e problemas que iremos enfrentar no dia a dia no mercado de trabalho. Portanto, é uma experiência que irá agregar com conhecimentos para estar melhor preparado no futuro”, avalia Victor Vinícius Bailiot da Silva, do 5º período.

• Campus_Vilhena_-_Fábrica_de_Software_1
  • Campus_Vilhena_-_Fábrica_de_Software_2