Turma de eletromecânica subsequente participa de concurso de pontes de macarrão em Vilhena

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 10h44 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 10h44 | Acessos: 1107

Construção das pontes de macarrão 6Estudantes da modalidade subsequente ao Ensino Médio do Curso Técnico em Eletromecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participaram do concurso de pontes de macarrão. O objetivo foi o de testar a resistência e as reações de apoio das vigas projetadas para as estruturas.

Realizada no dia 26 de setembro, a competição requeria que as pontes fossem desenvolvidas com base nos conhecimentos aprendidos na disciplina de Resistência e Ensaio de Materiais. A turma foi divida em grupos que, antes da construção, realizaram os cálculos necessários para garantir a resistência dos modelos.

O responsável pela disciplina, Lucas de Oliveira Menezes, explicou que, embora as pontes sejam construídas com materiais simples, como macarrão e cola epóxi (ou outras), as estruturas suportam bastante peso, que é colocado aos poucos, aumentando gradativamente a carga até que a ponte se parta.  O docente destaca que “esta é uma disciplina muito técnica, muito exata, que exige cálculos complexos, por isso a competição permitiu aos estudantes executar atividades fora da sala de aula, aplicando na prática as teorias estudadas e demonstrando a importância do cálculo”.

Segundo o estudante Weslen Alves Duarte “em nossa ponte usamos além do macarrão a supercola e cola epóxi. O principal desafio foi na hora da montagem, pois encontramos algumas dificuldades e precisamos refazer a base da ponte. Então, quando elaboramos a planta baixa, facilitou o trabalho. O resultado final até nos surpreendeu. Devido algumas dificuldades na hora da montagem a ponte ficou um pouco fragilizada, mas foi uma experiência muito boa porque atingir o objetivo nos fez ver a importância das horas em sala de aula”.

• Construção_das_pontes_de_macarrão_1
  • Construção_das_pontes_de_macarrão_2