Projeto “De bem com o corpo” promove saúde física e mental dos estudantes em Vilhena

Publicado: Terça, 21 de Mai de 2019, 16h54 | Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2019, 17h05 | Acessos: 2011

Campus Vilhena Palestra 4

No período de 17 a 30 de abril os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, participaram do projeto de ensino “De bem com o corpo”, que abordou várias temáticas e realizou diversas atividades visando fortalecer a autoestima dos discentes.

O projeto reuniu docentes de Artes e Educação Física, uma nutricionista voluntária, psicólogas, assistente de alunos e enfermeira para promover a saúde física e mental dos discentes, estimulando a aceitação com o próprio corpo, fornecendo conhecimentos sobre transtornos alimentares tais como anorexia, bulimia, compulsão alimentar e obesidade, contribuindo para a reconstrução dos conceitos de beleza impostos pelas mídias e sociedade e ainda possibilitando o acesso a informações referentes a hábitos alimentares saudáveis.

A enfermeira coordenadora do projeto, Naianne Machado Cavalcanti, comentou sobre a relevância das atividades desenvolvidas. “Trazer estes temas para que os alunos possam discutir é fundamental em razão do índice elevado de incidência dos Transtornos Alimentares, cada vez mais relacionados à grande exposição e influência dos meios de comunicação quanto a um conceito irrealista de beleza, que gera uma preocupação com a imagem perfeita e inatingível. É cada vez mais comum observar uma busca incontrolável para alcançar o corpo perfeito, levando o indivíduo a grandes prejuízos biopsicossociais. Por isso, esse projeto propõe uma (re)construção do conhecimento sobre o tema entre os discentes, possibilitando o acesso dos alunos a informações corretas e contribuindo nas ações de promoção de saúde física e mental dos educandos”, informou.

Foram realizadas exibições do filme “Anorexia: a ilusão da beleza", rodas de conversa e palestra com a nutricionista voluntária Daiane Bagattoli. Os alunos também foram estimulados a produzirem frases motivacionais que foram afixadas nos banheiros. A aluna Dhenifer Cristine cursa o 3º ano de Edificações e comentou sua opinião a respeito do projeto. “Muitas vezes a gente acha que só tem um padrão de beleza, mas ele nem existe. Achei o projeto interessante porque também ajuda a prevenir casos de transtornos alimentares e a gente passa a ter um olhar mais sensível para quem está a nossa volta também”, disse.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/05_Maio_2019/21-05-19/palestra_