Projeto de extensão da Licenciatura em Matemática do Campus Vilhena é desenvolvido em colégio cívico-militar

Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2022, 12h14 | Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 12h18 | Acessos: 198332

Campus Vilhena Projeto de extensão 1

No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, 15 estudantes do curso de Licenciatura em Matemática estão desenvolvendo o projeto de extensão “Aprender Brincando: Estratégia Lúdica de Ensinar Frações”.

Sob a orientação das professoras Fátima Hassan Abdalla e Vera Lúcia Ribeiro de Azevedo, os acadêmicos estão proporcionando a 180 alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré (CCMAT) o aprendizado de frações de forma lúdica, através do jogo Dominó de Frações e jogo da memória de frações.

O projeto integra as horas de curricularização da extensão e teve suas primeiras atividades iniciadas no mês de agosto com a preparação dos jogos e do material didático utilizado, e deve se estender até o mês de outubro. As oficinas foram realizadas nos dias 29 e 30 de setembro.

O projeto objetiva a inserção dos acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática no cotidiano escolar, a partir do desenvolvimento de ações de ensino matemático com adoção de metodologias diferenciadas que despertam nos alunos do ensino básico seu potencial inato e o apreço pela matemática, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo.

Os encontros iniciaram com uma explicação sobre as regras e o funcionamento do jogo. A partir de disso, cada turma foi dividida em grupos de quatro estudantes e, enquanto eles jogavam, foram sendo inseridos os conceitos de como representar as frações por meio do desenho. Com essa dinâmica, o objetivo do projeto vai sendo consolidado, já que incentiva o aprendizado de frações de maneira divertida, desafiando os estudantes a participarem da brincadeira.

Vera Lúcia Ribeiro de Azevedo destacou que “a utilização dos jogos lúdicos dominó de frações e jogo da memória com frações proporcionou aos estudantes dos sextos anos a compreensão dos conceitos relacionados ao ensino de frações. Os jogos despertaram nos estudantes o interesse e a atenção ao aprender frações de maneira divertida, significativa e desafiadora”.

Fátima Abdalla complementou que dizendo que “este projeto estimula os estudantes a identificar, compreender e desenvolver o conteúdo de fração para poder resolver as situações-problemas e cálculos que envolvam frações, simultaneamente promovendo a autonomia, a comunicação, o questionamento e a interação entre os colegas e despertando no estudante o interesse em aprender a resolver exercícios de frações, por meio dos jogos, ampliando os conceitos de adição, subtração, multiplicação e divisão de frações”.

Para o acadêmico Otávio Eduardo Ferreira da Silva, do 2º período do curso de Licenciatura em Matemática, a escolha do dominó de frações como material concreto foi ao encontro do objetivo maior da proposta, “que buscava ser de forma dinâmica, divertida e atrativa ensinar o conteúdo de frações, aos alunos dos sextos anos do colégio Cívico-Militar Almirante Tamandaré. A confecção dos jogos foi realizada pelos acadêmicos e foram utilizados o material MDF e papel cartão. Realizamos a doação de três jogos para o CCMAT”.

Maranna de Jesus Inácio, também acadêmica do 2º período de Matemática, comentou que o jogo foi bem aceito pelos estudantes, “pois demonstravam curiosidade e interesse em conhecer as regras e saber como utilizar as peças. Conforme surgiam questionamentos em relacionar e identificar a figura geométrica com a fração equivalente, os acadêmicos tiravam as dúvidas dos estudantes, despertando o raciocínio lógico, a criatividade, a interação e, também, de saber respeitar o tempo de cada jogador, viabilizando por meio do lúdico a compreensão dos conceitos de frações”.

• Campus_Vilhena_-_Projeto_de_extensão_1
  • Campus_Vilhena_-_Projeto_de_extensão_2