Campus Vilhena abre Processo Seletivo para Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 17h58 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 18h20 | Acessos: 181772

Pós graduação ensino de ciências e matemática

Estão abertas até o dia 26 de outubro as inscrições para o Processo Seletivo do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena. O curso é inteiramente gratuito, não há taxa de inscrição nem mensalidades, e estão sendo disponibilizadas 30 vagas.

Com esta especialização, o objetivo do IFRO Campus Vilhena é oportunizar a qualificação profissional, principalmente no que se refere ao campo de planejamento, prática pedagógica e execução de aulas, acompanhamento, avaliação do processo educativo e elaboração de material técnico-didático. Destina-se a profissionais educadores licenciados e bacharéis que estejam em efetivo exercício da docência ou não, preferencialmente aqueles que atuam no Ensino Básico. É também indicada a profissionais que possuem diploma de Curso Superior e atuam com Gestão Educacional, Supervisão e Orientação em escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Com carga horária total de 400 horas, a pós-graduação será desenvolvida no período de 18 meses a 24 meses. O curso será oferecido em 14 módulos, sendo ministrados presencialmente nos finais de semana, com as disciplinas de 20 horas uma vez por mês e disciplinas de 40 horas com intervalo quinzenal. A data prevista para início das atividades é 01/12/2020, porém, em virtude do cenário de pandemia, inicialmente as aulas serão realizadas de forma remota e, havendo mudança da situação referente à pandemia, as aulas voltarão na sua modalidade presencial.

A inscrição será feita exclusivamente via internet através do link: https://forms.gle/Vg3hwwRfQZ3aLVbW9. Do quantitativo de vagas, haverá ações afirmativas para a inclusão e permanência de negros (pretos e pardos), indígenas e PCD (pessoas com deficiência), nos termos da legislação vigente. A seleção dos candidatos observará critérios como a formação acadêmica, especializações e aperfeiçoamentos, participação em seminários, oficinas, congressos e afins (como ouvinte ou como palestrante), tempo de experiência profissional e produção científica. Cada critério corresponde a uma pontuação previamente definida no edital e o candidato não precisa se encaixar em todos os critérios. Serão selecionados os candidatos com maior pontuação.

No edital, disponível em https://selecao.ifro.edu.br/especializacao/2020/760-edital-n-31-2020-selecao-para-o-curso-de-pos-graduacao-lato-sensu-em-ensino-de-ciencias-e-matematica-vilhena, o candidato encontra a lista completa de documentos necessários para a inscrição, o cronograma, a lista de módulos e disciplinas previstas e outras informações relevantes ao processo.