Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto “Paisagismo para Instalações Infantis” é finalizado em escola municipal de Vilhena

Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 10h39 | Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 10h40 | Acessos: 1899

Projeto Paisagismo para Instalações Infantis do Curso de Arquitetura e Urbanismo 9Um projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, está projetando e executando o paisagismo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Vilma Vieira.

Sob a orientação das professoras Ariane Zambon e Fernanda Oliveira, os alunos do quarto período desenvolveram o projeto de extensão curricularizada complementar à disciplina de Paisagismo I. A entrega das melhorias foi realizada no dia 06/12, em uma atividade que reuniu alunos e servidores de ambas as instituições, além de representantes de outros órgãos que contribuíram para a viabilização dos trabalhos.

O projeto celebra uma parceria de sucesso com benefícios múltiplos tanto para o Campus Vilhena quanto para a Escola Vilma Vieira. Para os acadêmicos de Arquitetura, o desafio de projetar e executar representou a possibilidade de vivenciar uma das áreas de atuação profissional juntamente com questões sociais, possibilitando também que compreendam características artísticas e culturais envolvidas no processo de composição de paisagismos, assim como a importância da humanização de espaços.

O projeto também oferece a oportunidade de ampliar a bagagem profissional dos discentes para que estejam mais aptos a transformar espaços com qualidade. Já para a comunidade que recebeu a melhoria espacial e cultural a intervenção possibilita a melhoria na qualidade de vida dos usuários e a valorização da edificação de forma que o público tenha maior identificação e cuidado com o espaço.

Uma das expectativas é que o desempenho acadêmico seja melhorado devido à satisfação dos usuários com o local que convivem. A professora Ariane explica que “o projeto satisfaz a necessidade de curricularização da extensão, mas a partir dele os alunos puderam desenvolver novas habilidades que só em sala não seriam alcançadas, além de estarmos devolvendo pra sociedade o que foi investido no IFRO. Inclusive este trabalho serve também para mostrar à sociedade o valor social do trabalho do arquiteto, porque isto que os alunos desenvolveram vai resultar em várias mudanças para a escola: ambientes melhores fazem as pessoas se sentirem melhor e geram o sentimento de que a vida pode melhorar e o mundo pode ser mais bonito, então há muitas coisas que crescem ao redor deste projeto que aparentemente começou pequeno”.

No destaque sobre a participação da comunidade escolar no projeto, a professora Fernanda diz que “as crianças da escola por vontade própria pediram para colaborar e trouxeram mudas de plantas que tinham em casa e isso é muito importante porque esta interação proporciona a apropriação do espaço, gerando valorização e cuidado. Então, as escolhas das plantas e o jeito que são organizadas representam uma forma de retratar a cultura local, de refletir o que a sociedade gosta, por isso o paisagismo constitui uma representação cultural. Acima de tudo, o paisagismo é uma forma de arte”.

Joyce Vakiuti, acadêmica de Arquitetura, evidencia a necessidade da prática: “para nós é muito importante participar do projeto. Estamos aprendendo a fazer a manipulação dos objetos, das plantas e do solo e, como futuros arquitetos, precisaremos desses conhecimentos para que saibamos orientar profissionais que farão a execução dos projetos que iremos desenvolver quando estivermos atuando. Isso sem falar que estamos contribuindo com uma escola pública que provavelmente não teria oportunidade de ter um paisagismo”.

O projeto foi contemplado pelo Edital nº 04/2018, de apoio a projetos de extensão para práticas esportivas e artístico-culturais no IFRO, que disponibilizou recursos para a compra de materiais necessários à execução do projeto. E uma quantidade significativa das plantas veio de doações de alunos e professores das duas instituições, e os acadêmicos de Arquitetura multiplicaram as mudas para que ao final do projeto pudesse oferecer à Escola Vilma Vieira um espaço agradável e bonito.

  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_1
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_2
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_3
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_4
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_5
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_6
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_7
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_1
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_10
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_11
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_12
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_2
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_3
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_4
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_5
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_6
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_7
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_8
  • Projeto_Paisagismo_para_Instalações_Infantis_do_Curso_de_Arquitetura_e_Urbanismo_9
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.