Equipe de Ensino implanta encontros docentes no Campus Vilhena

Publicado: Quarta, 12 de Setembro de 2018, 16h22 | Última atualização em Quarta, 12 de Setembro de 2018, 16h26 | Acessos: 1361

Campus Vilhena Encontros docentes 2

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Vilhena, iniciou os primeiros encontros docentes contínuos e semanais. Coordenada pelo DAPE (Departamento de Apoio ao Ensino), a iniciativa surgiu na Semana Pedagógica do segundo semestre, quando se observou a necessidade de criação de espaços para planejamento de ações, estudos e outras atividades relacionadas ao fazer docente.

Segundo o Chefe do DAPE, Flavio Lico, “devido às aulas, até agora não conseguíamos encontrar uma lacuna no horário para que todos os professores se encontrassem. Então mudamos a perspectiva, formando grupos menores que se reúnem em momentos distintos e deu certo”. Assim, os encontros acontecem quatro vezes por semana e contam com a participação da equipe pedagógica.

A supervisora Claudia Aparecida Prates diz que para realizar “esses encontros com o maior número de participantes, foi disponibilizada pelo DAPE uma tabela para que os docentes marcassem os horários disponíveis e, com base nessas informações, realizamos um levantamento dos dias e horários e dividimos os grupos conforme a disponibilidade dos docentes”.

Os encontros passaram a ser momentos de escuta, de trocas e de socialização de experiências de ensino porque configuram um espaço permanente de debate e articulação sobre questões pedagógicas. Isso permite também dar mais objetividade às reuniões de conselho de classe, uma vez que estes assuntos passam a ser tratados rotineiramente em momentos específicos para este fim. “Esta inovação surgiu da necessidade, do dia a dia, tanto que os temas serão escolhidos conforme forem surgindo demandas e sugestões. Estes espaços são muito importantes, pois cada um tem a oportunidade de expor suas estratégias e também conhecer novas metodologias, é democrático e todos podem contribuir”, complementa Flavio.

As primeiras reuniões foram realizadas nos dias 03 e 05 de setembro, e a Professora Gicelma Xavier apresentou uma de suas estratégias de aula, o aplicativo PLICKERS, ferramenta que possibilita trabalhar atividades com diferentes objetivos didáticos. Sobre a experiência, o Professor Gleiser Melo diz que foi “muito válida, pois agora temos um tempo para troca de experiências e práticas que em outros momentos acaba não sendo possível”.

• Campus_Vilhena_-_Encontros_docentes_1
  • Campus_Vilhena_-_Encontros_docentes_2