Estudante do Campus Vilhena viajará à Bélgica para representar o estado de Rondônia em evento internacional

Publicado: Quarta, 10 de Agosto de 2022, 17h01 | Última atualização em Quarta, 10 de Agosto de 2022, 17h43 | Acessos: 39209

Fernanda Bélgica

Aos 17 anos, Fernanda Rodrigues Ramos, estudante do 2° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, representará o estado de Rondônia no She Runs Active Girls Lead, evento internacional voltado a incentivar o esporte escolar feminino.

Selecionada após vencer um concurso de redação promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) e pela Federação do Esporte Escolar de Rondônia (FEERO), Fernanda irá para Bruxelas (Bélgica) no início de setembro juntamente com outras estudantes brasileiras para prestigiar e participar do evento de seis dias que visa o engajamento e empoderamento feminino no esporte escolar.

De acordo com o site da organização, o evento reunirá em torno de 3.000 alunas-atletas de mais de 35 países, em uma programação que envolve cultura, esporte, inovação, empreendedorismo e direito. Ela explicou que o tema da redação foi “A presença feminina no esporte e a transformação social”, e incentivou outras mulheres: “além de saúde e disposição, o esporte ajuda a trabalhar emoções e psicológico, fortalece o empoderamento trazendo novos aprendizados”, reforçou.

Desportista na modalidade basquete, que pratica desde os 13 anos, ela contou como está se sentindo com os preparativos para a viagem. “Acima de tudo, ansiosa, mas bastante feliz em poder aproveitar isso. Será um evento de grande aprendizado, vou ter a oportunidade de vivenciar culturas diferentes, conhecer histórias de vida, creio que abrirá meus horizontes, além de novas experiências pessoais. Participar de um evento nível mundial voltado à mulher no esporte, representa para mim esforço e união. Dependeu e ainda depende de histórias de superação de diversas mulheres para o esporte feminino chegar onde está. Fazer parte, e conhecer tão de perto uma parte dessas histórias, será sensacional”, destacou.

Angélica Toledo, Professora de Biologia de Fernanda, conta que ela é muito dedicada aos estudos e elogiou a aluna. “Ela se destaca por ser interessada, participativa, sempre muito educada e respeitosa comigo e com os colegas”, disse.