Campus Vilhena realiza Semana de Imersão na Língua e Cultura Italiana

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 17h28 | Última atualização em Quarta, 06 de Julho de 2022, 17h36 | Acessos: 53181

Campus Vilhena Semana de imersão 3

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, realizou, no período de 20 a 23 de junho, a Semana de Imersão na Língua e Cultura Italiana, a partir da visita da estudante italiana em intercâmbio no Brasil, Daria Miele, que tem 17 anos e reside em Termoli (Itália).

O evento, coordenado pelo Centro de Idiomas e desenvolvido através da parceria entre o IFRO Campus Vilhena, o IFMT e a AFS Intercultura Brasil, teve como principais objetivos apresentar à comunidade acadêmica do IFRO Campus Vilhena as oportunidades do intercâmbio estudantil, possibilitar o enriquecimento cultural a partir do diálogo com a estudante intercambista e fortalecer as parcerias institucionais.

A palestra “Mobilidade Estudantil Internacional” marcou a abertura da programação, que contou ainda com o Workshop “Termoli e principais regiões Italianas”, a roda de conversa “AFS Intercultura Brasil e os programas de Intercâmbio – Ensino Médio e Graduação”, além de conversação com estudantes egressos e matriculados no curso de italiano ofertado pelo Campus Vilhena e com a turma do curso de italiano avançado do Sicoob Credisul.

Maria Helena Ferrari, que coordenou a atividade, explicou que Daria realizou o seu intercâmbio no IFMT Campus Pontes e Lacerda e sua visita ao IFRO Campus Vilhena aconteceu no período final de sua estada no Brasil. “Os participantes puderam conversar com a Daria, conhecer como foi o processo de inscrição no programa de intercâmbio, aprender sobre a região da Itália de onde ela veio, isso tudo tendo em vista que os alunos puderam se comunicar em inglês ou na própria língua, já que nós ofertamos curso de português para estrangeiros, e ela está aqui como estrangeira aprendendo a língua portuguesa”, acrescentou.

Ferrari complementou dizendo que a Semana de Imersão na Cultura e Língua Italiana surgiu do projeto “Connect Yourself – Idiomas em ação”, que busca realizar oficinas, palestras e eventos que abordem idiomas e culturas estrangeiras. “Por isso, iniciamos uma conversa com a representante de relações internacionais do Instituto Federal do Mato Grosso, Jezisbel dos Santos Souza, que tem experiência com o recebimento de alunos intercambistas de diferentes regiões do mundo, mediados pelos programas de intercâmbio. Um deles é o oferecido pela AFS Intercultura Brasil. A partir de então nasceu esta nova ação, que é um desdobramento deste projeto, que envolveu várias atividades, com diferentes públicos da instituição e de fora dela”, destacou Maria Helena.

“Achei interessante conhecer alguém de uma cultura totalmente diferente da minha, de aprender sobre a Itália e de tirar dúvidas com uma nativa da língua italiana”, relatou Rafaela Soares Pereira, estudante do 1° ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio.

A experiência motivou o planejamento da Semana de Imersão na Língua e Cultura Espanhola, que contará com a participação de uma estudante intercambista chilena e deverá ser realizada no segundo semestre de 2022.

• Campus_Vilhena_-_Semana_de_imersão_1
  • Campus_Vilhena_-_Semana_de_imersão_2