IFRO Campus Vilhena exibe trabalhos artísticos dos estudantes

Publicado: Segunda, 19 de Abril de 2021, 12h47 | Última atualização em Segunda, 19 de Abril de 2021, 12h51 | Acessos: 165301

Exposição de quadros Campus Vilhena 8

O público acadêmico e externo que passar pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, será surpreendido com a exposição de diversos trabalhos artísticos confeccionados pelos estudantes da unidade, fixados nos ambientes coletivos. Essa iniciativa tem como intuito trazer visibilidade aos processos criativos dos discentes, divulgar as criações artísticas e também tornar o ambiente alegre e alternativo.  Até o momento, 65 produções foram emolduradas e colocadas à mostra nos corredores dos laboratórios, sala dos professores, pátio, biblioteca e na sala da Direção-Geral. A ação foi executada a partir de um projeto idealizado e coordenado pela professora de Arte do Campus, Fabiani Maroneze.

De acordo com a professora Fabiani, a atividade promove a valorização das práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula na disciplina de Arte e possibilita a divulgação dos diferentes saberes por meio das artes visuais. A docente explica que essas foram algumas das produções que ficaram com ela, dos anos em que lecionou para as turmas do Técnico Integrado ao Ensino Médio. “Muitos trabalhos eu avaliei e devolvi aos alunos. E esses acabaram ficando comigo. Mas a proposta é que, quando retomarmos ao presencial, possa se fazer periodicamente a seleção das melhores produções para decorar o campus”, relatou Fabiani.

As temáticas dos trabalhos são a partir dos componentes curriculares ministrados nas aulas de Arte. Para a docente, essa atitude propicia que o trabalho dos alunos seja valorizado e faz com que o discente se sinta parte integrante do espaço que ocupa. O Diretor-Geral do Campus, Aremilson Oliveira, declarou que a gestão tem como papel incentivar projetos de ensino como esse. “Quando uma atividade rompe as paredes da sala de aula e ganha como vitrine os corredores e setores do campus, valoriza o trabalho dos alunos e da professora”, ressaltou o gestor.

A professora de Arte explica que a socialização dos conhecimentos adquiridos durante o processo de produção das atividades artísticas promove também a reflexão sobre as funções da Arte. Fabiani pontua ainda que as criações podem ir além da estética e da potencialidade criativa. “Os alunos podem usar o aprendizado da disciplina em seu cotidiano, como a composição de cor, ritmo e forma dos desenhos, fazendo relação com outros conteúdos estudados ou em outras disciplinas”, contou a docente.

Agora egressa do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Aline Pizzatto de Souza, que esteve colaborando com a iniciativa, relatou que como aluna ficaria lisonjeada em ter uma produção sua decorando o espaço físico do campus e que certamente esse será o sentimento daqueles que virem seus trabalhos expostos.

• Exposição_de_quadros__Campus_Vilhena_1
  • Exposição_de_quadros__Campus_Vilhena_2