Campus Ji-Paraná participa da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

Publicado: Terça, 30 de Outubro de 2018, 17h21 | Última atualização em Terça, 30 de Outubro de 2018, 17h22 | Acessos: 1741

Campus Ji Paraná Olimpíada de Matemática 8

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, participou da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais. O estudante Paulo Vitor Ferreira Damacena foi premiado com medalha de bronze e Thiago Rafael Oliveira das Virgens ganhou medalha de participação na segunda fase. Os dois foram os representantes do campus. A competição internacional é voltada para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Brasileira e para alunos de escolas do exterior do ensino técnico de nível médio compatível.

A OMIF 2018 contou com 150 campi participantes e total de 12,3 mil alunos na primeira fase. Seguindo para a segunda fase 347 alunos, composta por apresentações, palestras, teatros, oficinas e prova escrita. “A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi uma experiência engrandecedora, tanto para a educação, por meio de palestras com assuntos relacionados à matemática, quanto para o conhecimento das diversidades existentes no Brasil, por meio da socialização entre campus, que possibilitou a integração de diversas culturas de regiões diferentes”, comenta o estudante do Curso Técnico em Química, Paulo Vitor.

Ao todo, a Olimpíada contou com duas etapas. Na primeira, no mês de maio, os candidatos realizaram uma prova no próprio campus onde estudam. Na segunda, realizada entre os dias 19 e 21 de outubro, as provas foram aplicadas no Campus Muzambinho, do IFSULDEMINAS (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas), com apoio do IFRN e IFSP. O projeto faz parte dos eventos comemorativos pelos dez anos da criação dos Institutos Federais brasileiros e também do “Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa”, uma lei instituída como parte da agenda positiva do ensino, pesquisa e inovação no país, cujo tema principal é “A Matemática está em tudo”.

A ação tem por objetivo estimular o interesse pela Matemática, suprir déficits no aprendizado do ensino fundamental, melhorar o desempenho dos alunos na escola e promover a interação de culturas diversas, aproximando alunos de países diferentes com um propósito comum: aprender a gostar da Matemática.

O Professor Coordenador Local da OMIF, Cléber de Oliveira Ferreira, afirma que o “feito foi um privilégio muito grande para nosso campus, uma vez que classificaram para segunda fase, ficando entre os 347 dos 12.300 alunos de vários estados brasileiros que fizeram a primeira fase. A participação na segunda fase da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais foi um marco muito importante na minha carreira profissional de docente. Durante a viagem e o evento, nossos alunos tiveram contato com alunos de outros campi e estados e trocaram experiências de acordo com suas diversidades culturais e regionais”.

Ainda segundo o professor Cléber, o evento também oportunizou a troca de experiências e ações entre professores de várias regiões do Brasil. “A ideia inicial do evento era estimular o interesse pela Matemática, mas o resultado foi muito além do pressuposto, tanto os alunos, como os professores, voltaram para casa com a sensação de vitória, independente de conquistas de medalhas, pois a maior conquista foi o aprendizado e o desejo de continuar lutando por uma educação mais qualificada e uma sociedade melhor”.

• Campus_Ji-Paraná_-_Olimpíada_de_Matemática_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Olimpíada_de_Matemática_2