Primeiro Hackathon IFRO movimenta o Campus Ji-Paraná

Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 12h26 | Última atualização em Sexta, 26 de Outubro de 2018, 09h57 | Acessos: 1474

Hackathon VI Day Software 1

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Ji-Paraná, realizou o I Hackathon IFRO. O evento ocorreu de 17 a 19 de outubro, aberto para a comunidade interna e externa, promovido em parceria com a UNISP (Unidade Integrada de Segurança Pública de Ji-Paraná).

O objetivo da maratona/competição é desenvolver soluções tecnológicas, como por exemplo, aplicativos web/mobile e hardware, bem como fomentar iniciativas inovadoras em prol da melhoria para o bem-estar da sociedade. As soluções foram desenvolvidas observando o tema “Tecnologia em prol da Segurança Pública”, cujo foco era criar meios tecnológicos que ajudassem na diminuição das incidências de roubos e furtos no município de Ji-Paraná.

Os participantes tiveram 50 horas para desenvolver os projetos. A apresentação ocorreu pela manhã do dia 20/10, com a participação do Chefe de Cartório da Primeira Delegacia de Ji-Paraná, Odair Ozame; o Chefe de Cartório da Delegacia Regional de Ji-Paraná, Gilvan Ferreira; e a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná Substituta, Letícia Pivetta, compondo a banca de jurados.

Ao fim das apresentações foram obtidos ótimos resultados, com ideias criativas e que se sobressaíram por serem úteis não apenas para o cidadão comum, mas também para a própria UNISP. A divulgação dos resultados ocorreu no período da tarde, com a premiação sendo cursos preparatórios na área de tecnologia/informática, cedidos pelas empresas Elite Cursos e Rede Completa. A acadêmica de ADS (Análise de Desenvolvimento de Sistemas), Paula Leandra Loeblein, foi uma das organizadoras do evento, contando com apoio dos estudantes alunos Nayane Rossi Barbosa, Eric Rodrigueiro e Mariane Roncada de Carvalho.

“Como sempre o DaySoftware trouxe uma série de palestras e oficinas interessantes. Esse ano, além disso, conseguimos organizar o I Hackathon IFRO. A competição foi bastante cansativa, já que durou 50 horas seguidas, mas trouxe resultados bastante positivos. Nós sempre esperamos o melhor dos alunos do IFRO, e é sempre bom ser surpreendido, como foi o que aconteceu”, analisou Paula. O evento ainda teve apoio da professora Ilma Fausto e do técnico de Informática, Maurício Júnior.

Em primeiro lugar ficou a equipe Los Maestros, de João Eujácio Teixeira Júnior (professor de Informática). Eles desenvolveram o projeto Falcon Eye cujo objetivo é desenvolver uma tecnologia que realize a detecção da face utilizando câmeras de seguranças e, através disso, emitir alertas para equipe de segurança quando algum rosto for detectado nas bases de dados de pessoas suspeitas, foragidas ou desaparecidas.

Com o segundo lugar, Antonio Mafra (discente do curso de ADS) da equipe Delusion expôs o projeto PS Atom/PS Atom Cidadão, que objetiva agilizar a comunicação entre o cidadão, a equipe policial de campo e a central de segurança. Além disso, acumular dados para que seja aplicada a tecnologia de BI (business intelligence) que visa usar da coleta de dados, organização, análise, ação e monitoramento para tomar melhores decisões.

E no terceiro lugar, Rebeca de Freitas Silva Ribeiro (discente do Curso Técnico em Informática) da equipe Isecure Desenvolvimento apresentou o App Isecure, que visa proporcionar uma aplicação web e mobile capaz de permitir aos usuários localizar e cadastrar locais com ocorrências de furtos e outros crimes, mostrando no mapa da cidade o nível de incidência dos incidentes.

Warning: No images in specified directory. Please check the directoy!

Debug: specified directory - https://portal.ifro.edu.br/images/Jornalismo/10-Outubro-2018/25-10-18/Hackathon