Campus Ji-Paraná faz entrega de Kits do Pnae 2021 a estudantes

Publicado: Quinta, 28 de Outubro de 2021, 10h37 | Última atualização em Quinta, 28 de Outubro de 2021, 10h42 | Acessos: 245420

Kits Pnae Ji Paraná1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, no período de 20 a 22 de outubro de 2021, realizou a distribuição de kits de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Para o recebimento do kit de gêneros alimentícios, os estudantes dos Cursos Técnicos Integrado ao Ensino Médio em Informática, em Química e em Floresta participaram de uma chamada pública de manifestação de interesse, por meio do edital nº 9/2021/JIPA – CGAB/IFRO, de 31 de março de 2021.

A composição dos kits foi planejada pela Nutricionista do IFRO, Danieli Cristina Schabo, para atender às necessidades nutricionais dos estudantes, estabelecidas na Resolução MEC/FNDE nº 6, de 8 de maio de 2020, e segue as determinações da legislação do Pnae no que se refere à qualidade nutricional e sanitária, respeitando os hábitos alimentares e a cultura local.

A montagem e a distribuição dos kits de alimentos seguiram todos os cuidados higiênicos sanitários relativos ao manuseio de alimentos, bem como os protocolos para evitar o contágio da covid-19. Os itens alimentares que compuseram o kit foram: abacaxi, abobrinha verde, abóbora madura, arroz, banana, batata doce, biscoito de polvilho, bolacha, bolo, farinha de mandioca, feijão, inhame, leite em pó, macarrão, mamão, mandioca, melancia, óleo de soja, pão, pepino, sal, sardinha e tomate.

Outro aspecto importante da ação foi a priorização dos alimentos da agricultura familiar, para desta forma auxiliar os agricultores do município. Junto com o kit, foi entregue um guia elaborado pela nutricionista do IFRO, destacando os cuidados com a higiene e os alimentos em tempos de covid-19 e orientações sobre os dez passos para uma alimentação saudável.

Os recursos do Pnae e do Campus IFRO Ji-Paraná possibilitaram o atendimento de 200 estudantes do IFRO, residentes nos munícipios de Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Nova União e Alvorada D’Oeste. Alguns estudantes não tiveram condições de se deslocar até o campus para buscar o kit de alimentos, e para isso um grupo solidário de professores e técnicos se mobilizaram para garantir a entrega.

A professora Mônica Apolinário, presidente da Comissão do Pnae 2021 – Campus Ji-Paraná, avalia que “para muitos, neste momento difícil que estamos vivenciando, o kit de alimentos do Pnae constitui uma ajuda significativa na manutenção da alimentação”. A troca de mensagem pelo aplicativo WhatsApp, usado na comunicação com os estudantes durante o processo, também evidenciou para a equipe o contentamento dos beneficiados.

Conforme a Diretora-Geral do Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta, “participar do Pnae é um direito de todo estudante de escola pública do nosso país. O IFRO deve providenciar que os nossos estudantes do ensino básico usufruam deste direito. Além disso, é uma satisfação para todos nós do IFRO poder levar alimentos à mesa de muitas famílias que atravessam momentos delicados, como estes que vivemos em tempos de pandemia. A execução dos recursos do Pnae só foi possível devido ao empenho da professora Mônica Apolinário e das servidoras Edina e Aline, que, juntamente com os demais colaboradores da equipe, proporcionaram aos nossos meninos e meninas um colorido e variado kit de alimentos. A todos, servidores e alunos, que participaram da aquisição, montagem e entrega dos kits de alimentos do Pnae, recebam a nossa gratidão”.

Pnae

O Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar) é um programa do Governo Federal que tem como objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos matriculados na educação básica das redes públicas, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

O Programa também estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades, uma vez que no mínimo 30% do valor repassado é investido na compra direta de produtos da agricultura familiar.

Durante o período de suspensão de aulas em decorrência das situações de emergência em saúde pública de importância nacional e de calamidade pública causadas pelo novo coronavírus, em caráter excepcional, ficou autorizada a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos no âmbito do Pnae às famílias dos estudantes.

• Kits_Pnae_Ji-Paraná1
  • Kits_Pnae_Ji-Paraná2