Campus Ji-Paraná realiza doação de 800 mudas de Ipê à Polícia Rodoviária Federal

Publicado: Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 15h07 | Última atualização em Quarta, 30 de Dezembro de 2020, 15h14 | Acessos: 93424

Campus Ji Paraná doação de mudas de ipê 5

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou na manhã de terça-feira (29 de dezembro) a doação de 800 mudas de Ipê à 2ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF). As mudas foram produzidas no viveiro da unidade educacional através do projeto ”Produzir para Florir: formação de mudas de Ipê para arborização” e serão utilizadas para arborização do Posto Policial em Ji-Paraná e das margens da BR 364, proporcionando a beleza cênica nos períodos de floradas.

O projeto é coordenado pela Professora Andreza Mendonça, que é Engenheira Florestal, e pelo bolsista Wílliam Souza Neimog, discente do curso de Engenharia Florestal do Campus Ji-Paraná. O projeto visou estabelecer um protocolo de produção de mudas de Ipê por meio da reprodução sexuada. As mudas foram produzidas no viveiro florestal do IFRO, Campus Ji-Paraná. As mudas de Ipê foram produzidas a partir de coleta de sementes de árvores matrizes na cidade.

“A promoção da melhoria do ambiente próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal, a disseminação da produção de mudas e o incentivo à arborização urbana são alguns dos objetivos alcançados com a implantação e desenvolvimento do projeto. Contribuindo, assim, para o contato direto do estudante, na produção e na propagação de mudas das espécies de Ipês que interessam a população local e regional no período de sua floração. O desenvolvimento do projeto possibilitou ações de ensino a partir da formação de recursos humanos (bolsista da engenharia florestal); desenvolvimento de protocolo para formação de mudas (pesquisa) e doação de mudas de Ipê e Primavera à Polícia Rodoviária Federal (PRF) (extensão)”, explicou a coordenadora do projeto.

Segundo o Chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da 2ª Delegacia em Ji-Paraná, da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Rondônia, Jussiglê Bispo Rodrigues, o projeto surgiu a partir de conversas entre as duas instituições “[...] onde ficamos sabendo que desenvolviam projetos relacionados à produção de mudas de árvores de nossa região. Nos reunimos e ficou acordado que o IFRO produziria essas mudas, com o objetivo de reflorestarmos e embelezarmos nossa cidade. Essa parceria foi concluída com a entrega das mudas e em breve realizaremos o plantio, que favorecerá o meio ambiente e também contribuirá para que nossa cidade tenha uma entrada como um cartão postal”.

O agente da PRF, Anderson Idalgo da Rocha, destacou também que o projeto objetiva diminuir a quantidade de áreas desmatadas no estado de Rondônia, “[...] que historicamente é muito afetado pelo desmatamento, então surgiu essa necessidade e essa ideia conjunta de melhorar e também colaborar de forma objetiva com essa situação que afeta todo o Brasil. A Polícia Rodoviária Federal entende que não basta fiscalizar e combater o crime ambiental, mas também colaborar com os outros órgãos, como, por exemplo, com o plantio dessas árvores na área de circunscrição da rodovia, próximos aos postos da PRF. Em Ji-Paraná, São Miguel do Guaporé e Pimenta Bueno vão ser plantadas essas mudas de Ipê. Agradecemos a parceria, e que essa seja a primeira de muitas”.

Sobre o projeto

A produção de mudas das espécies arbóreas será utilizada para a arborização do trecho da BR 364, Km 352, no posto da Polícia Rodoviária Federal da cidade de Ji-Paraná. A escolha das espécies para a formação das mudas ocorreu por apresentar grande valor ornamental e ser muito apreciada pela população, já que em outros locais do município que estão estabelecidas no período de florada, perfazendo-se belíssimos cenários. A partir desta perspectiva, a comunidade local será beneficiada de forma contínua e saudável, em virtude da melhoria e das condições ambientais locais a partir do momento que a PRF, que tem a função de garantir a segurança com cidadania nas rodovias federais e em áreas de interesse da União, inserir as mudas nas margens da BR 364.

A produção de mudas foi conduzida no viveiro florestal do Campus Ji-Paraná, nas condições ambientais de 50% de sombreamento. Foram utilizadas duas espécies arbóreas para a produção de 810 mudas, sendo os ipês rosa e o amarelo. As sementes foram coletadas de árvores matrizes no início do mês de setembro no município de Ji-Paraná, RO.

O beneficiamento das sementes foi realizado no laboratório de sementes do IFRO. Para a germinação das sementes não foi realizado nenhum pré-tratamento para acelerar a emergência. A semeadura foi pelo método direto nas sacolinhas de polietileno de 15x25 centímetros com capacidade de 1,8 litros, cheias com substrato comercial em ambiente coberto por sombrite de 50%. Em cada sacolinha semeou-se duas sementes, e após o 15º dia de germinação efetivou o raleamento, deixando apenas uma plântula por sacola.

A irrigação no viveiro foi a partir de um sistema de irrigação por micro aspersão de baixo custo elaborado pelo grupo de pesquisa do Laboratório de Sementes, acionado duas vezes por dia, sendo pela parte da manhã e da tarde, por 10 minutos cada período. As mudas foram rustificadas do 70º dia de condução de viveiro até o período de expedição. A partir desse momento, a rega foi feita uma vez por dia e as mudas tiveram espaços umas entre as outras. Quando completou 120 dias, realizou-se a seleção das mudas com parâmetros biométricos de diâmetro do colo a partir de 5 milímetros de espessura e altura a partir de 25 cm, para mudas de espécies florestais de boa qualidade e posteriormente doadas para o posto da Polícia Rodoviária Federal.

• Campus_Ji-Paraná_-_doação_de_mudas_de_ipê_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_doação_de_mudas_de_ipê_2