Campus Ji-Paraná promove aula aberta sobre logística e mercado de trabalho

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 20h35 | Última atualização em Segunda, 26 de Outubro de 2020, 11h06 | Acessos: 92690

Campus Ji Paraná Logística 1O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná, realizou a aula aberta “A importância da logística para o mercado de trabalho”. A atividade ocorreu no curso de formação inicial em Assistente de Logística, ofertado por meio do Programa Novos Caminhos.

O curso visa formar profissionais aptos para realizarem atividades na área de assistente em logística, proporcionando ao estudante a compreensão das atividades relacionadas às operações em logística no seu âmbito maior. A área de abrangência está norteada em fornecer as bases para o planejamento estratégico de uma empresa. Esse fator representa um grande diferencial para permanecer competitivo no mercado de transportes.

Durante a aula, os alunos puderam fazer questionamentos interessantes ao ministrante com expertise na área. O evento ocorreu na noite do dia 21/10/2020 e contou com a prática do presidente da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP) e membro da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Hugo Araújo.

Durante a palestra, ele tratou sobre a taxa de conversão e a importância da capacitação do mercado para vencer em tempos de pandemia. Além de abordar sobre a tecnologia intuitiva embarcada, que é quando o microprocessador de um determinado computador está encapsulado, ou dedicado ao sistema ao qual está ligado. Isso significa que realiza tarefas específicas somente para aquilo que foi programado. Falando do lado do e-commerce, só que humano, e empresas que cresceram com a pandemia, os alunos tiveram oportunidade de discutir temas atuais.

A Professora Mediadora Tatiana Gigliolla explica ter sido selecionada para lecionar no curso de Assistente em Logística do IFRO. “Tivemos a oportunidade de ter duas aulas on-line com alunos de diversas partes do Brasil. No dia 21, a coordenação do curso organizou uma aula mais que especial, além de compartilhar os momentos educacionais e intelectuais com alunos tivemos a presença do presidente da Associação Comercial, que fez parte dessa brilhante aula”, comenta a docente.

“A minha sensação de professora e mediadora da aula foi espetacular, pois observamos que trabalhar contextos educacionais a distância além de prazeroso, nos faz bem, pois sabemos que estamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas. Levando a educação empreendedora dentro do curso de logística a lugares que nunca imaginei estar. Foi momento fantástico. Gratidão por fazer parte da construção dessa história”, analisa Tatiana.

Para Antônio Roberto de Magalhaes, a priorização de um único modal de transporte pode fazer com que os custos de logísticas sejam altos, principalmente para a nossa região. Kátia Gonçalves de Aquino Gonçalves comentou que “o que diferencia é o atendimento, sorriso no rosto, bom atendimento já é meio caminho andado”. E na avaliação de Tancredo Silva Rodrigues, a palestra foi muito boa e esclarecedora sobre a importância da logística.

Pedro Paulo Pereira da Silva parabenizou, dizendo ser uma oportunidade única a palestra. Maria Solange Ridolfi explicou que na cidade em que mora, no interior de São Paulo, há supermercado em que se faz as compras e paga diretamente no caixa, sem atendente. E Tatiane da Costa Vieira complementou que “a tecnologia está em tudo, e vai estar ainda mais. No meio florestal, por exemplo, já existe em algumas empresas, em que todo o processo produtivo de um viveiro florestal é mecanizado e automatizado”.

“Orgulho de fazer parte dessa iniciativa do IFRO, como mediador. Parabenizo todos os alunos pelo empenho que vêm tendo durante o desenvolvimento do curso e espero que todos concluam o mesmo com êxito”, finalizou Reginaldo de Oliveira Nunes.

• Campus_Ji-Paraná_-_Logística_1
  • Campus_Ji-Paraná_-_Logística_2