Emoções e saúde mental são temas de oficinas ofertadas no Campus Ji-Paraná

Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h04 | Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 17h07 | Acessos: 988

Campus Ji Paraná Projeto1

Oficinas sobre emoções e saúde mental foram desenvolvidas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. As atividades fazem parte do projeto “Todos por um: espalhando gentilezas”, desenvolvido desde setembro de 2018, por alunos e servidores da unidade e voluntários.

As atividades são direcionadas à comunidade estudantil e envolvem alunos voluntários, equipe da Coordenação de Assistência Estudantil (CAED), psicóloga do Campus e professores. O projeto contou ainda com a colaboração das psicólogas Lindamir Vaz e Vera Oliveira, e das egressas do curso Técnico em Florestas, Francisca Daiane e Rosângela de Souza Ramos Andrade, que desenvolveram as oficinas sobre emoções e saúde mental, direcionadas aos alunos dos terceiros anos.

Segundo a coordenação do projeto, o objetivo das ações é tornar o Campus mais acolhedor e diminuir os sintomas de estresse e de ansiedade dos estudantes e servidores.

Sobre o projeto

A ideia do projeto surgiu em 2018 durante o a Campanha Setembro Amarelo, quando um grupo de alunos teve a iniciativa de produzir e distribuir recados em post it nos quais incentivavam a autoestima e a valorização à vida. Diante dos resultados positivos da iniciativa, em 2019 formou-se um grupo de alunos e servidores que ampliaram as ações, transformando em um projeto. Oficinas de prevenção à ansiedade direcionadas às turmas de primeiros anos; Dia do Abraço (terapia do abraço); produção de mural com mensagens expostas no saguão de entrada e nos banheiros e demais espaços coletivos do Campus foram algumas das ações desenvolvidas pelos participantes do projeto.

• Campus_Ji-Paraná_-_Projeto
  • Campus_Ji-Paraná_-_Projeto1